quinta-feira, 5 de maio de 2011

* Diário de enchente 5-5-2011, 19h. 9min.

Noite de ontem, madrugada de hoje e todo o dia de apreensão por motivos dos avisos da Defesa Civil sobre outra enchente vindo para Palmares. Mas somente à tarde o Rio Una começou a transbordar invadindo algumas áreas da cidade.
Há espera de muita água até 2 horas da madrugada.
Vejam fotos do final da tarde:

Perto da Agência do INSS de Palmares e do Posto Ferreira, na Avenida Coronel Pedro Paranhos, enchente iniciando invasão na áreana, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Uma das ruas do Bairro Modelo, em Palmares, na tarde do dia 5 de maio de 2011, novamente invadido pelas águas de enchente.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011, novamente em menos de 48 horas após enchente do dia 3 de Maio, Centro Cultural do GRUCALP, situado na Rua Dr. Gerôncio Borba, Bairro Modelo, em Palmares, novamente invadido por águas de enchente.

Entrada do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli, no Centro Cultural do GRUCALP, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Fachada do Centro Cultural do GRUCALP, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Viaduto Profª Lucia Paiva no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011. Pessoas olham movimento das águas da enchente novamente invadindo Palmares.

Outro ângulo perto do viaduto Profª Lucia Paiva mostra que não se passa mais debaixo dele por motivo da invasão da enchente. Não se sabe onde fica a estrada e onde é o leito normal do Rio Una. Momento de transbordamento no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011 visão das águas do Rio Una enfurecido. Foto de cima do Viaduto Profª Lucia Paiva.

Praça Prof. Miguel Jasselli invadida pelas águas da enchente no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011 Rio Una mostrando que merece os versos de Telles Júnior:
"Rio Una, Velho Ranzinza
Quando em Águas Opulento
Se esparrama Turbulento
Alagando e desafiando
E desanca em sua fúria hidráulica
Lamas e areias..." (do poema CANTO DOS PALMARES)


Outro ângulo da Praça Prof. Miguel Jasselli, nessa tarde do dia 5 de Maio de 2011. Vemos que águas quase chegando a cobrir bancos da praça.


Em vários locais da cidade o terreno cedendo e abirndo crateras:
Cratera formada pela enchente na Rua Nova. Afundamentos de terrenos ocorrendo em Palmares em vários locais como nesse.

Sobre os arrombamentos e saques:
Hoje a Polícia Militar prendeu 6 pessoas que estavam descaradamente roubando portas, janelas e telhas da Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros. Eles estavam munidos de escadas e de um caminhão depenando aquele prédio público!
Aquela escola, desde enchente de junho do ano passado, vitima de saques. Saquearam todas as bancas escolares, mesas, cadeiras, armários, etc. Além de toda a fiação da instalação elétrica, bacias sanitárias, etc. Somente hoje à tarde uma ronda policial decidiu flagrar os larápios descarados!

Enquanto tivermos sinal de internet e energia elétrica continuaremos atualizando esse Diário da Enchente e nos esforçaremos para inserir nesta mesma reportagem os clipes gravados durante esta tarde. Aguardem.

2 comentários:

  1. até quando, teremos que rever estas cenas repetindo-se em nossa região?
    Quando o governo irá criar responsabilidade e fazer as barragens de contenção tão esperada? Quando vão dar a manutenção adequada as já construídas,como a caso da do Prata, para acabar com o pesadelo de todos nós que moramos na zona da mata de pernambuco, que somos obrigados a dormir e acordar sempre em estado de alerta.

    ResponderExcluir
  2. não existe interesse do governo em acabar com esta situação, que eles já incluiram como rotinas em nossas vidas. pois é em situações como estas que eles aproveitam para lesar as contas publicas de beneficiando dos decretos de estado de urgencia e/ou calamidade publica.
    Vamos nos unir conterraneos da zona da mata, para dar um basta nesta situação. nosso povo não aguenta mais conviver com este pesadelo.

    ResponderExcluir