quinta-feira, 19 de maio de 2011

* Mãe de Santo faz pedido pela preservação do meio ambiente!

Abaixo, entrevista com a Mãe Estela de Oxosse, que fala sobre cuidados com o meio ambiente e Biodiversidade.
Fonte: TV Band
Data: 30/11/2010

Ela pede na entrevista para não poluir o meio ambiente com as oferendas nos mares, nos rios e ruas. Ela precisa que não precisa disso "porque Orixá é limpeza, asseio e pureza"





Mãe Estela de Oxossi tem título Doutor Onoris Causa como mostra o video abaixo:



Vamos cuidar bem do nosso meio ambiente!
Outro exemplo de cuidado com o meio ambiente está com a Mãe de Santo Iya Senzaruban e o Pai de Santo Cidão De Xangô (foto à esquerda dos dois) que são vegetarianos. Substituem produtos e subprodutos animais por vegetarianos nos rituais e oferendas! Clique aqui e leia texto completo da entrevista com os dois.
No site Amigos de 4 patas Iya Senzaruban falou sobre seu livro e se expressou assim:
“Eu estou escrevendo um livro a respeito do candomblé vegetariano e também dou cursos e palestras sobre isto. Assim como eu, tem muita gente que é do candomblé e que não gosta da matança e se sente meio acuada. Tem gente que adora, gosta, ama os orixás, admira o ritual que é muito bonito, muito completo, mas na hora de participar de uma matança, “o bicho pega”. A proposta do vegetarianismo no candomblé é fazer de uma outra forma
Toda religião precisa evoluir, senão fica estagnada e morre.
Afinal, alguém tem que começar, né?
Matar os animais é algo que espiritualmente não faz bem, pois você está tirando a vida e depois comendo cadáveres. Não é nada sadio espiritualmente falando. Além disso, principalmente o frango e os animais que se compram em supermercados estão cheios de hormônios. Um frango hoje em dia, de um pintinho para um frango demora três dias. Isso é um absurdo. Imagine o que isto não causa dentro do organismo da pessoa. E ainda afeta a psique. Não adianta você não fumar, não beber, não tomar psicotrópicos e acabar consumindo por tabela quando consome a carne. O efeito é o mesmo. Isso faz também com que cada vez mais as pessoas tenham câncer e outras doenças. O vegetarianismo, ao contrário, é muito bom.
Se você come um alimento saudável, vai ser uma pessoa saudável mentalmente também. Te dá ânimo para fazer exercícios, você se torna uma pessoa mais doce. Geralmente quem é vegetariano não bebe, não fuma, é uma consequência sine qua non. Vai limpando o seu corpo
Eu vejo também que quem mais se interessa pelo vegetarianismo é o tipo de pessoa mais intelectual. Mas com o meu trabalho como mãe-de-santo eu consigo atingir outras classes mais sofridas, de gente que vive com um salário, paga o aluguel e ainda tem três ou quatro filhos.
A minha função é encontrar uma nova forma de louvar os orixás sem ofender os outros seres vivos”.
Conhecemos um Pai de Santo vegetariano em Caruaru. Mas isso é outra história a ser contada! Aguardem!

*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário