quinta-feira, 18 de julho de 2013

* Cerca de 8,5 milhões de pessoas na Alemanha já estão usando a energia solar

Uma em cada dez pessoas na Alemanha já usa energia solar

Freibourg na Alemanha é totalmente abastecida por Energia Solar Fotovoltaica
Cerca de 8,5 milhões de pessoas na Alemanha já estão usando a energia solar para gerar eletricidade ou calor
A Alemanha é líder em soluções e eficiência quando se trata de energia solar. Em um país que possui menos da metade da insolação do Brasil, uma em cada dez pessoas já usam a energia solar fotovoltaica para gerar eletricidade ou calor e a cada ano esse número de adeptos aumenta. Já são 8,5 milhões de pessoas que vivem em edifícios e casas com sistemas de energia solar segundo o Solar Industry Association (BSW-Solar). O uso ativo dessa fonte proporciona uma maior independência para a população que não fica a mercê do aumento dos preços da energia e evita grandes quantidades de dióxido de carbono liberados no meio ambiente anualmente.
Nos últimos dois anos, a energia solar tem desempenhado o papel de liderança entre todas as outras fontes de energia. Nos últimos cinco anos quase dobrou o número de pessoas que vivem em edificações alimentadas com calor ou eletricidade solar. As pessoas estão tomando a iniciativa de geração própria investindo na tecnologia e abastecimento de suas casas e empresas com energia solar forçando os políticos a avançarem no incentivo do uso da fonte com facilidades e benefícios.
A maior feira de energia solar do mundo que acontece anualmente no país, a Intersolar Europe, em 2013 reuniu mais de 1.300 empresas de todo o mundo que apresentaram novos produtos e soluções de sistemas. O foco, além de componentes solares cada vez mais eficientes e baratos, é particularmente em soluções tecnológicas para sistemas de armazenamento e na gestão inteligente da energia solar. Um número crescente de proprietários e empresários querem utilizar a energia solar que produzem independente da hora e condições meteorológicas e é por isso que há um alto nível de interessados em sistemas de armazenamento de baterias solares.
A energia solar fotovoltaica já cobre 5% da demanda de eletricidade na Alemanha e as indústrias do setor estabeleceram a meta de aumentar a produção fotovoltaica no país para 10% até 2020 e, para 20% até 2030! Objetivo bastante audacioso mas que pelo crescente uso dos painéis fotovoltaicos por empresas e cidadãos alemães parece claramente viável.
Um mercado interno forte é indispensável para que a indústria de energia solar seja bem sucedida. Políticos devem, portanto, assegurar que as fontes de energia renováveis constituam o núcleo do sistema de abastecimento de energia do país e que a sua rápida expansão mais uma vez seja prioridade para que cidadãos e empresas que invistam na energia solar tenham a segurança de um investimento sólido. Desde 1 de Maio de 2013, os sistemas de armazenamento de energia solar na Alemanha recebem o apoio de um novo programa do grupo bancário KfW para financiamento.
Energia Solar Fotovoltaica em Freibourg na Alemanha
Em Freibourg (foto acima) uma cidade devastada por bombas na segunda guerra mundial é hoje umadas cidades mais “verdes” do mundo onde, não são permitidos carros no centro da cidade, o bonde é a alternativa limpa. Cada casa produz mais energia do que consome, graças ao seu teto solar. Cada casa recolhe a sua própria água da chuva e é equipado com três caixas de gestão de resíduos. A cidade mais abrangente de Freiourg recicla mais de 1 milhão de rolhas por ano, que são processados ​​em "recykork", um material de isolamento eco-friendly. Além disso, a produção de energia renovável é incentivado por créditos fiscais do governo federal e subsídios de entidades regionais. Além disso, em 2009 os próprios cidadãos investiu mais de 6 milhões de euros em nove moinhos de vento, 8 matrizes fotovoltaicas e uma usina hidrelétrica.
Hoje, outros países estão reconhecendo o fato de que não há alternativa tão rápida e sustentável para expansão da matriz alternativa energética como a energia solar.
Energia Solar Fotovoltaica em Freibourg na Alemanha
No Brasil, os defensores da energia renovável já podem expressar o seu apoio para a expansão dessas fontes como acontece na Alemanha. A Energia Pura Empreendimentos disponibiliza os equipamentos mais eficientes disponíveis no mercado mundial para Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica, além de Eólica, para casas e negócios. Atuando desde 1993 como uma das empresas pioneiras no segmento no país já atendemos clientes como o banco HSBC, VALE, Caixa Econômica, Ipiranga, Eurofarma, Mormaii, entre outros projetos que podem ser conferidos no link https://www.energiapura.com/projetos.
As fontes de energia renováveis beneficiam a sociedade e sua rápida expansão deve continuar a ser uma alta prioridade aqui e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário