quinta-feira, 18 de julho de 2013

* Hoje, 18 de Julho, Mandela Day!

ONU: Serviço comunitário é melhor forma de homenagear Nelson Mandela

18 de julho de 2013 · Destaque


Campanha “Agir, inspirar a mudança” convida para 67 minutos de prestação de serviços comunitários. Cada minuto representa um ano em que Mandela se dedicou ao serviço público.
As Nações Unidas comemoram nesta quinta-feira (18) o Dia Internacional Nelson Mandela, que celebra 95º aniversário do líder sul-Africano e honra sua dedicação ao serviço público, à justiça social e à reconciliação que inspira milhões de pessoas no mundo.
“A comemoração do Dia Internacional Nelson Mandela deste ano acontece em um momento de profunda reflexão sobre a vida e obra de Madiba, uma vez que o líder universalmente reverenciado permanece no hospital”, lembrou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem para o dia.
Ban acrescentou que, neste momento difícil, seus pensamentos e orações estão com Mandela, sua família e todo o povo da África do Sul. “Estamos unidos na admiração por um gigante do nosso tempo.”
Neste ano, a ONU se junta à iniciativa “Agir, inspirar a mudança“, proposta pela Fundação Nelson Mandela. Nela, todos são convidados a prestar 67 minutos de serviço voluntário à comunidade. Cada um dos 67 minutos propostos representa um dos anos em que Mandela se dedicou ao serviço público, como advogado de direitos humanos, prisioneiro de consciência, pacificador internacional e primeiro presidente democraticamente eleito pós-apartheid na África do Sul.
Os funcionários da ONU em Nova York, Estados Unidos, vão oferecer seu tempo para ajudar a reconstruir casas destruídas pelo furacão Sandy no outono passado. Também em Nova York, a Assembleia Geral realiza uma reunião especial para marcar o dia.
“O coração do Dia Internacional Nelson Mandela são as boas obras para as pessoas e para o planeta. Seu tema destina-se a mobilizar a família humana para fazer mais para construir um mundo pacífico, sustentável e equitativo”, afirmou o secretário-geral. “Esta é a melhor homenagem que podemos prestar a um homem extraordinário que encarna os mais altos valores da humanidade.”
*********************************************************

Carta de Lula em homenagem aos 95 anos de Nelson Mandela


Em 2008, o então presidente Lula se encontrou com Nelson Mandela em Moçambique
Em 2008, o então presidente Lula se encontrou com Nelson Mandela em Moçambique
Foto: Ricardo Stuckert/PR
São Paulo, 18 de julho de 2013
Querido irmão Madiba,


É com enorme alegria e muita emoção que escrevo esta cartinha para cumprimentá-lo por seus 95 anos. Estou seguro de que não o faço apenas em meu nome, mas também dos milhões e milhões de brasileiros que tanto o admiram.


Desde que nos conhecemos em Cuba, mais de vinte anos atrás, cada reencontro com você foi uma nova lição de humildade e de comprometimento com a sorte dos famintos, dos desfavorecidos, dos perseguidos, dos silenciados.

 Festejar seu aniversário é uma forma de relembrar os exemplos que você deixou para todos e de celebrar a firmeza e a coragem com que você sepultou para sempre o regime racista da África do Sul, uma nódoa que a Humanidade arrastou por quase meio século.


Aqui no Brasil estamos todos torcendo para que o destino nos permita comemorar seus aniversários ainda por muitos e muitos anos.


O melhor presente que posso lhe oferecer neste dia, querido Madiba, é reafirmar meus compromissos com a nossa África e com a luta para que cada dia mais ela seja um continente rico, democrático, soberano e livre da fome.

 Receba o abraço saudoso do



Luiz Inácio Lula da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário