sábado, 27 de julho de 2013

** Cientistas explicam ataques dos tubarões

Raul Jungmann (Vereador do Recife) enviou via Facebook:


ATAQUES DE TUBARÕES: SUAPE TEM QUE PAGAR?


Leiam os depoimentos abaixo e a minha conclusão + proposta ao final:

1. "Não temos dados de tubarões antes da construção do porto de Suape, então não temos como provar o impacto na espécie. Temos como comprovar nos peixes, no entanto. Sabemos que a densidade populacional deles reduziu em 80%. A obra resultou num impacto significativo na reprodução das espécias que ali habitavam", esclareceu Hazin
.
Hazin relata que os tubarões são atraídos pelos navios e, quando as embarcações entram nos diques, os tubarões desviam o percurso e procuram a corrente mais próxima na direção norte. Esta corrente os leva ao Estuário do Rio Jaboatão, onde há banhistas e, consequentemente, risco de vítimas.

2. O biólogo Marcelo Szpilman, em seu livro Tubarões no Brasil (editora Aqualittera), explica: "Além da degradação ambiental em uma área original de manguezais, houve também, com a ampliação do tráfego de navios, um estímulo para o aumento da agressividade dos tubarões da região – os dejetos dos navios, jogados ao mar, atraem os tubarões para a região do porto para daí seguirem as correntes para as praias próximas ao norte do porto."

3. Existem vários fatores que explicam esses ataques, mas os especialistas consideram que talvez o principal deles tenha sido a construção do porto de Suape, ao sul de Recife. Ele foi inaugurado em meados da década de 80, mas passou a funcionar a pleno vapor a partir dos anos 90. E foi exatamente nessa última década que começaram a explodir os ataques de tubarões nas praias metropolitanas de Recife - foram cerca de 40 incidentes, causando a morte de 13 pessoas. Antes desse período, quase nenhum caso havia sido registrado na região. "Parece haver uma correlação significativa entre o número de navios do porto e a ocorrência de ataques. Os tubarões reconhecidamente costumam seguir grandes embarcações", afirma o biólogo Fábio Hazin, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

4. Hoje não há dúvidas de que a construção do Porto de Suape foi responsável pelo avanço do mar no nosso litoral, e também pelo fenômeno dos ataques de tubarão nas últimas décadas. Mas não há por parte do Porto a menor preocupação em minimizar o problema, seja procurando alternativas para o recuo do mar ou mesmo para a instalação de redes.

E o pior é a culpa sendo jogada na população, que viu a Praia de Recife deixar de ser uma opção de lazer. A única culpa que temos é de termos aceitado passivamente esta destruição ambiental, sem ao menos uma cobrança para o principal responsável. (Acerto de Contas)

CONCLUSÃO: É consenso entre especialistas que Suape alterou o habitat dos tubarões em nossa costa, dai resultando a explosão dos ataques e mortes correlatas.

PROPOSTA: Suape tem que arcar com o prejuízo ambiental e humano que provoca e que é arcado pela sociedade. Deve, portanto, destinar uma percentual de suas receitas para um fundo ambiental que: (i) financie o estudo dos tubarões, (ii) proponha e implemente soluções para o problema dos ataques e (iii) ressarça as vitimas e suas famílias.

E você, o que acha dessa conclusão + proposta?

Raul Jungmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário