segunda-feira, 29 de julho de 2013

* Guti Fraga assumirá presidência da Funarte

Convidado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, para participar de uma reunião, em Brasília, o diretor teatral Guti Fraga foi surpreendido com o convite para assumir a presidência da Funarte (Fundação Nacional de Artes), conforme antecipou em seu blog o colunista Ancelmo Góis. "Ela me chamou para uma reunião, mas não me disse sobre o que era", contou Fraga ao Globo, logo após aceitar o convite e deixar o gabinete da ministra. "É um desafio e um privilégio. Passamos a vida inteira trabalhando para poder assumir compromissos e novos desafios como este".

O convite foi feito pela ministra Marta Suplicy: "É um desafio e um privilégio. Passamos a vida inteira trabalhando para poder assumir novos desafios"
Nos últimos 26 anos, Gotschalk da Silva Fraga, ou Guti Fraga, como é conhecido, se tornou referência nacional na articulação entre arte, educação e inclusão social. Fundador e diretor artístico do Grupo Nós do Morro, no Morro do Vidigal, em 1986, Guti ajudou a formar e dar visibilidade a centenas de jovens atores e artistas em projetos ligados ao teatro, ao cinema e à música. Aos 61 anos, ele acredita que foi justamente o reconhecimento do aspecto multidisciplinar de seu projeto de formação cultural no Nós do Morro que o alçou à condição de novo presidente do principal braço do MinC destinado ao fomento às artes.

"Creio que a ministra observou essa conexão entre o Nós do Morro e as mais diferentes vertentes artísticas", diz. "O projeto sempre teve a missão de apoiar e fomentar as artes. Agora, o desafio é entender como funciona a Funarte e ampliar suas possibilidades de ação".

A posse do novo mandatário da Funarte deve ocorrer em cerca de 15 dias. Guti ocupará o posto que estava sendo conduzido pela diretora executiva da Funarte, Myriam Lewin, no cargo, de modo interino, desde o anúncio, há duas semanas, da saída de Antonio Grassi. "Quero conversar com o Grassi e com todos da Funarte. Preciso conhecer a fundo o terreno em que vou atuar. Agora, é momento de estudar e planejar, para depois sonhar e colocar em prática ações".

Metas

Entre os objetivos do novo presidente está integrar as criações artísticas desenvolvidas nas diferentes regiões do país. "A Funarte atua em âmbito nacional, então é preciso focar nessa inter-relação entre estados e regiões. Sempre conduzi meu trabalho nessa direção. É necessário articular melhor o que é feito nos mais diversos cantos do país. Preciso radiografar a Funarte e o país a partir deste momento".

Antes de assumir a presidência, Fraga terá de cuidar da transferência de suas responsabilidades à frente do Nós do Morro. Além disso, nas últimas semanas ele vem se dedicando aos ensaios de uma nova peça, que marcará seu retorno aos palcos como ator, após assinar a direção de cerca de 30 espetáculos de teatro e de ter participado do elenco de mais de 20 longas-metragens. Com direção de Marcus Faustini, a montagem é inspirada no livro "Tudo ou nada", escrito pelo sociólogo Luiz Eduardo Soares, responsável também pela adaptação teatral. O espetáculo estreia em outubro, e Fraga vai contracenar com a atriz Valquíria Oliveira.

"A peça está de pé. Vou me reunir com o Faustini e vamos continuar os ensaios. É um momento muito importante", diz. "Vivemos sempre entre sonhos e realizações, e acho que agora é tempo de concretizar essas duas experiências. Tenho a arte como religião, e aceito com fervor todos os desafios propostos pelos deuses do teatro".

LUIZ FELIPE REISAGÊNCIA O GLOBO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário