quarta-feira, 24 de julho de 2013

* ONDA DE FRIO NO BRASIL

Sensação térmica atinge -27ºC em Santa Catarina


DE SÃO PAULO

A sensação térmica registrada nas cidades da serra catarinense atingiu a marca média de -25ºC, na madrugada desta quarta-feira (24). A informação foi confirmada pelo Ciram/Epagri (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia) e leva em consideração a combinação de temperatura e a intensidade do vento.
Segundo o órgão, a velocidade do vento variou entre 30 e 40 km/h na madrugada de hoje o que fez com que a sensação térmica despencasse nas cidades do planalto sul do Estado. Urupema, que registrou a menor temperatura do Estado, com 7,4ºC, foi a que teve a menor sensação de temperatura com -27º C.
No total 32 municípios marcaram temperaturas abaixo do zero em Santa Catarina nesta quarta. De acordo com o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura continuará baixa em toda a região ao longo desta quarta-feira. A temperatura máxima não passa da casa dos 8ºC no Estado.
Na quinta-feira (25), a frente fria começa a se dissipar e os termômetros voltam a subir. No planalto sul de Santa Catarina a mínima será de -1ºC.





Onda de frio afeta Centro-Oeste; MS registra temperaturas negativas

Do UOL, em São Paulo



Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos

3 / 57
23.jul.2013 - O município Canoinhas, em Santa Catarina, amanheceu coberto por neve nesta terça-feira (23). A foto foi enviada pelo internauta Johnatan Fuska Leoncio. Neve e chuva congelada foram observadas em mais de 70 cidades brasileiras, como consequência de uma massa de ar polar que cobre, principalmente, as regiões Sul e Sudeste Leia mais Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL


Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos

7 / 57
23.jul.2013 - Internauta Sandra Algayer enviou foto da sua casa coberta pela neve que caiu durante a madrugada no município de Guarapuava, no Paraná. Uma massa de ar polar fez cair a temperatura nas regiões Sul e Sudeste. Neve e chuva congelada foram registradas em mais de 70 cidades Leia mais Sandra Algayer/Você Manda/UOL


Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos

8 / 57
23.jul.2013 - Gelo é registrado na parte mais alta do Parque Nacional do Itatiaia, a primeira reserva ambiental do país, no Rio de Janeiro. A imagem foi enviada pela a guia de turismo e condutora de visitantes do parque, Daniele Muniz Leia mais Daniele Muniz/Você Manda/UOL


Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos

29 / 57
23.jul.2013 - Paisagem no de José Boiteux, em Santa Catarina, ficou completamente branca, por causa da neve que caiu sobre a região, desde a madrugada desta terça-feira (23). O registro foi feito pela internauta Janice de Paula Leia mais Janice de Paula/Você Manda/UOL


Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos

45 / 57
24.jul.2013 - A neve cobre o gramado de casa e enfeita a paisagem de Monte Verde (MG), mostra o internauta Luis Gustavo Cuadra de Almeida . Luis Gustavo Cuadra de Almeida/Você Manda/UOL

A massa de ar polar que atua entre o Sul e Sudeste derrubou também as temperaturas no Centro-Oeste. Em Cuiabá (MT) os termômetros marcaram 15,4ºC, sendo que o normal para esse mês são máximas de 31ºC. A região também registrou temperaturas negativas, sendo -0,8ºC em Bela Vista (MS), -0,7ºC em Dourados (MS) e -0,4ºC em Rio Brilhante (MS).

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS
    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade
Nesta quarta-feira (24), os termômetros devem chegar aos 16ºC em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT) a temperatura não passará de 18°C.
O sol predomina entre poucas nuvens, mas a sensação de frio persiste no período da tarde emtodo o Estado de Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás. Segundo os meteorologistas da Somar, a região apresenta baixos índices de umidade do ar no início da tarde desta quarta-feira (24).
Ampliar


Onda de frio no Brasil86 fotos

1 / 86
24.jul.2013 - Com temperaturas abaixo de 0°C na região Sul, consumidores esgotaram o estoque de aquecedores na maioria das lojas de eletrodomésticos de Curitiba (PR)Dirceu Portugal/Futura Press
Onda de frio no Brasil
Previsão

Na quinta-feira (25), o ar mais seco ainda predomina sobre a região e a previsão é de mais um dia de poucas nuvens no céu e sol. Ainda fará frio no sul da região durante a madrugada de quinta-feira, inclusive com potencial para geadas em pontos isolados do Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, as máximas já serão mais elevadas que as registradas nos últimos dias.
A tendência para a sexta-feira (26) no Centro-Oeste é de tempo seco. As condições não mudam na região ao longo de todo o fim de semana, apenas as temperaturas ficam um pouco mais elevadas. A previsão é de que no domingo o calor volte em toda a região.



Veja vídeos da onda de frio no Brasil - 6 vídeos








Nenhum comentário:

Postar um comentário