quinta-feira, 25 de julho de 2013

* Sobre o milagre da multiplicação dos paralelepípedos!

Ontem eu encontrei um fiscal da prefeitura chamado Jonson (da limpeza urbana). Uma pessoa boa, atenciosa que me perguntou se tiraram o resto de material de construção da calçada da minha casa (foto ao lado). Material proveniente de quando taparam um buraco na rua. Eu disse que não tiraram. Prometeu resolver... 
Bom ter quem atenda bem e seja atencioso. E melhor ainda quando resolve esses problemas.
Ele é a pessoa com quem podemos resolver essas pendências dos entulhos de dejetos nas calçadas e ruas. 

Aproveitei para citar lixo de construção no outro lado da rua, defronte ao Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp) que obra vizinha depositou lá (essas construções e consertos de imóveis deveriam comunicar à Prefeitura quando colocam lixo da obra nas calçadas e vias de tráfego de veículos, pois vemos impedimentos diversos nas ruas da cidade por motivos desses incautos)... 
O ex Prefeito Luiz Portela de Carvalho mandava recolher qualquer material de construção que estivesse nas vias públicas. Dizia que se estivesse na via de tráfego seria lixo e pertenceria à Prefeitura. "Lugar de guardar material de construção é dentro da obra", assim afirmava o ex prefeito. Existia ordem na cidade, mesmo que algumas pessoas reclamassem quando a prefeitura recolhia materiais de construção.

O fiscal perguntou sobre a sujeira deixada na minha calçada porque eu reclamei na rede social, divulgando fotos. Ou ele viu a metralha na minha calçada, deu ordens para limpar e não houve cumprimento. Mas ontem pediu desculpas.

E o mais interessante foi a sobre de paralelepípedos. Incrivelmente, ao taparem o buraco da rua, sobraram paralelepípedos! Será que o buraco diminuiu ou os paralelepípedos incharam e não couberam mais no buraco onde estavam? Eis um caso a chamar o departamento de milagres da Igreja para analisar "o milagre da multiplicação dos paralelepípedos?
Há meses que o material está na minha calçada (até final da tarde do dia 25 de Julho de 2013 o entulho continua na minha calçada)...


Histórico do entulho:
Em fevereiro houve conserto de encanamento de um vizinho. O buraco ficou aberto durante 2 meses. Quando consertaram o buraco, por incrível que pareça sobraram paralelepípedos, os quais ficaram na minha calçada, junto com restos de barro, areia, brita e pedaços de asfalto!... Em Junho fizeram emendas no asfalto aqui na rua onde resido... E o material continuou na minha calçada...
Interessante que apareceu até mesmo fotógrafo para registrar a OPERAÇÃO TAPA BURACOS... Mas até agora não houve a OPERAÇÃO LIMPEZA... Estou aguardando...


Falta Educação Ambiental em Palmares! Sei como é difícil manter a limpeza urbana em comunidades indisciplinadas, mal educadas... Porém governo não deve reclamar da falta de educação do povo porque é dever dele educar. Para isso deve existir campanhas de educação ambiental.

Os habitantes da cidade devem ajudar.
Os cidadãos deveriam obedecer regras de limpeza urbana em prol da higiene e bom visual da nossa cidade:
- Observar o horário que o carro de coleta de lixo passa e somente alguns minutos antes colocar o lixo defronte à casa;
- Avisar a um fiscal de limpeza urbano sobre algum entulho que tirará de dentro de casa;
- Não reservar locais para entulhar lixo durante o dia. 

Foto do dia 25 de Julho de 2013, às 17h. 20min
(ocaminhão do lixo passa apos 18h.).
Há dias que o montante de lixo fica maior.
Por exemplo, na entrada da Rua do Jardim, os moradores fazem isso, tendo ao lado um lanchonete (foto ao lado). 
Onde está a vigilância sanitária? É caso para o serviço de vigilância sanitária agir. 
Deveria existir multas para quem joga lixo fora do horário de passagem do caminhão de coleta. 
A proprietária da lanchonete reclamou até no Programa Combate da Rádio Cultura dos Palmares sobre esse desrespeito dos vizinhos. E eu fico sem poder abrir a janela da minha biblioteca, também na esquina, por motivos da fedentina desse lixão na entrada da Rua do Jardim. 
É uma péssima imagem para quem passa.
Garanto que quem faz depósito de lixo na minha esquina, não gostaria disso na frente da sua própria casa. Imagina em dias de calor não poder abrir as janelas! E pior que tem uma lanchonete na outra esquina!
Moradores mal educados:
Monte de lixo da entrada da Rua do Jardim, amontoado
antes do horário do caminhão de coleta do lixo passar.
Deixo claro que na minha residência colocamos os sacos de lixo alguns minutos antes do caminhão de coleta passar. E selecionamos nosso lixo: colocamos em sacos separados o lixo orgânico e noutros sacos outros dejetos...
Nossa reportagem mostrará outros lugares onde fazem depósitos de lixo até pior que esse exemplo (um mau exemplo). Palmares está repleto de maus costumes!

Na minha familia sempre mantivemos tal RESPEITO. 

Olha as janelas da minha casa sem poder abri por motivos
da fedentina do lixo acumulado durante todo o dia!
Painho (www.tellesjunior.xpg.com.br) varria calçadas, mantinha a frente da nossa casa limpinha. De repente, funcionários da prefeitura deixou restos de material de construção em nossa calçada. E vizinhos escolheram a esquina da minha casa para depositar lixo! Revoltante! Esse lixo deixado várias horas alí, são espalhados pelos animais de rua e quando chove, os dejetos entopem esgotos...
Eu fico envergonhado residir numa rua com esse desrespeito!
E deveria existir multas para quem suja a rua como ocorre em cidades evoluídas. Quando viajei para a Europa, não vi sequer um papel de confeito na rua. Lá é crime sujar a rua, o cidadão é multado! E há cidades onde é crime cuspir no chão (em lugares onde o povo é educado nem precisa de Leis regulamentadores sobre isso). Mas não precisa ir longe. No Recife há multas para quem coloca o lixo na calçada fora do horário do caminhão de coleta.

Os Vereadores deveriam criam Leis regulamentadoras para disciplinar esse povo mal educado. Melhor forma de educar é com a Lei! Mas ao mesmo tempo, quem irá disciplinar os trabalhadores que fazem obras de manutenção das vias públicas?...


Jaorish Gomes Teles da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário