sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

* Festivais de Jazz e Blues no Ceará!

21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga

O carnaval de 2009 é especial para o Festival Jazz & Blues. Pelo décimo ano seguido a boa música universal pega a estrada, sobre as curvas do Maciço de Baturité e aporta em Guaramiranga, no Ceará, eleita em 2008 a segunda cidade mais romântica do País. Em plena mata atlântica, banhada de cachoeiras e colorida com a rica variedade da flora, a pequena cidade de menos de 6 mil habitantes é cenário, desde 2000, do Festival Jazz & Blues. É lá que músicos de diversos lugares do Brasil e do mundo se encontram, fazendo da cidade montanhosa um verdadeiro palco a céu aberto.
O público também participa de maneira efetiva do Festival. Independente da riqueza cultural dos ritmos tradicionais do carnaval em todo o país, cearenses e visitantes de todas as idades optam pelo refúgio momino no clima agradável da serra, apreciando melodias, harmonias e improvisos de virtuoses no jazz e no blues.


26 a 28 de fevereiro em Fortaleza!


Depois dos quatro dias no Maciço, o Festival desce a Fortaleza na quarta-feira de cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos parte das atrações que estiveram na serra. Durante o dia, alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.


Em 2009, o Festival Jazz & Blues chega à décima edição, seguindo com a idéia pioneira e ousada de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e a boa música instrumental durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. Tudo isso garantiu ao Jazz & Blues um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do País.


Casa do Blues, projeto que faz parte da programação do Festival Jazz & Blues, começou quinta-feira (12)



Começa nesta quinta-feira (12), às 19h, no Mercado dos Pinhões, o “Casa do Blues”, projeto que tem movimentado as noites de Fortaleza e que, para o carnaval deste ano, conta com o apoio do Festival Jazz & Blues e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na noite de abertura, a atração fica por conta de Artur Menezes, um dos principais representantes da nova geração do jazz e do blues de Fortaleza.
Além do Mercado dos Pinhões, o “Casa do Blues” vai acontecer no Passeio Público dia 13, às 17h, com o De Blues em Quando , e no Anfiteatro da Beira-Mar dia 15, às 18h com a banda Blues Label. Já no carnaval, Artur Menezes e Blues Label levam o projeto para Guaramiranga. As apresentações acontecem no fim de tarde do domingo, 22, com Artur Menezes, e às 17 horas da terça-feira, 24, com a Blues Label. Tanto em Fortaleza como serra a programação do projeto Casa do Blues é aberta ao público.


O Festival Jazz & Blues chega aos dez anos com uma grande história para contar, ouvir e cantar. História boa, diga-se de passagem, com personagens ilustres como Nuno Mindelis, Hermeto Pascoal, Stanley Jordan, Pedro Aznar, João Donato, Leny Andrade, Egberto Gismonti, Scott Henderson, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins.... O elenco é grande!







Nenhum comentário:

Postar um comentário