sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

* Governo de São Paulo investindo em Universidade Virtual!


Esta é uma grande notícia para os estudantes do estado de São Paulo! Imagine você poder cursar uma universidade como a USP, a UNICAMP, a UNESP, tranquilamente em sua casa, na frente do seu computador e sem pagar nada por isto.
Pois é exatamente isto que vai estar acontecendo já a partir de 2009 com a criação da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
O ensino superior no Brasil enfrenta um desafio que tem como base uma demanda sempre crescente em termos de vagas e qualidade de ensino. Nesse quadro, intensifica-se a importância do quesito formação de professores. No Estado de São Paulo, somente no ensino infantil, temos, de acordo com o Censo de 2005, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do MEC, um total de 66.453 professores, sendo 36% deles (ou 24.175) sem ensino superior.
No ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, no total de 126.650 professores, 27,2% (ou 34,4 mil) estão na mesma situação. Isso significa um montante de aproximadamente 60 mil professores trabalhando com crianças no início de sua vida escolar, sem qualificação superior.
Existe no Brasil e em São Paulo uma grande carência de professores de ciências (Física, Química, Biologia, Matemática) e também de Língua Portuguesa, que necessita de uma resposta do Poder Público. Nesse contexto surge o Programa de Expansão de Vagas no Ensino Superior Paulista "Universidade Virtual do Estado de São Paulo - PROGRAMA UNIVESP", apresentado pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo e com perspectiva de início já neste primeiro semestre de 2009.
O PROGRAMA UNIVESP não representa uma nova instituição. Trata-se de uma ação cooperativa, inclusiva, que tem o objetivo de articular iniciativas de sucesso para formação superior com base em novas tecnologias de informação e de comunicação realizadas pelas universidades estaduais paulistas - USP, UNESP e UNICAMP-, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).
Fundamentos do Processo Pedagógico
Valendo-se da sinergia pedagógica das universidades estaduais, das competências já desenvolvidas e contando com poderosas tecnologias de comunicação e de informação, como as mídias internet e TV, o PROGRAMA UNIVESP poderá se tornar um importante instrumento para expansão do ensino superior, tendo como norte três princípios básicos: o acesso, a equidade de oportunidades ao ensino superior e a busca obsessiva pela qualidade.
Para explorar a linguagem televisiva, que, na era digital, ganha novo formato e novas possibilidades de uso e de interatividade, o PROGRAMA UNIVESP se associa à Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura de São Paulo, que destinará um de seus canais digitais aos seus programas-aula. Será um canal aberto 24 horas, com o nome já definido - UNIVESP TV - que repetirá a programação a cada oito horas.
Assim, o PROGRAMA UNIVESP poderá atingir um grande público espalhado por todo o Estado de São Paulo, incluindo alunos e cidadãos que não estavam formalmente matriculados.
Para aproveitar a grande interatividade e integração comunicacional da internet para a área educacional, também serão utilizados sistemas que reproduzem e ampliam as possibilidades de ações pedagógicas normalmente usadas no ambiente de sala de aula - os chamados "ambientes virtuais de aprendizagem". Esses sistemas se baseiam em um ambiente que reúne uma série de recursos, tais como área para a disponibilização de materiais educacionais (textos, artigos, vídeos, animações, simulações, material didático, entre outros), transmissão online de vídeo-aulas, promoção de bate-papo (chats) entre alunos, fóruns virtuais, teleconferências com tutores e com professores, entre outros recursos.
Já existem experiências significativas de uso e de desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem em vários países, inclusive no Brasil, onde se pode destacar o desenvolvimento de dois importantes ambientes virtuais de aprendizagem no formato de software livre, como o TeleDuc, desenvolvido pela Unicamp, e o TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada), financiado pela Fapesp e desenvolvido em vários laboratórios de pesquisa do estado e que fazem parte de um esforço internacional.
Implementação - As atividades do PROGRAMA UNIVESP estão previstas para serem implantadas em três diferentes módulos a serem desenvolvidos concomitantemente ou não, a partir do primeiro semestre de 2009: O primeiro módulo tem como foco a formação de professores em exercício nas redes pública e privada do estado. Nele está previsto a oferta de um curso de Licenciatura em Pedagogia e um curso de Licenciatura em Ciências, desenvolvidos a partir de experiências de sucesso realizadas na USP e na UNESP. O principal objetivo destas ofertas é promover a melhoria da educação no ensino infantil e no fundamental de 1ª a 4ª séries. Como mencionado anteriormente, isso representa um público-alvo de aproximadamente 35 mil professores.
O segundo módulo contempla a oferta de vários cursos de licenciatura como Matemática, Física. Química, Biologia e Língua Portuguesa. Também para o oferecimento destes módulos serão incorporadas experiências, já testadas, de sucesso das universidades estaduais paulistas.
O terceiro módulo oferecerá cursos de capacitação, extensão, especialização e outras formas de educação para professores que já tenham um curso superior completo e que desejam seu aperfeiçoamento profissional. Estão programados, por exemplo, dois cursos de especialização: Especialização em Docência no Ensino Fundamental e Médio e Especialização em Gestão Escolar.
O acompanhamento dos estudos e das atividades pedagógicas será feito tanto de forma presencial, nos pólos de apoio instalados nas universidades participantes, como por telefone e pela internet.
As aulas laboratoriais e as avaliações serão realizadas de modo presencial nos pólos, onde o aluno receberá apoio pedagógico, físico, administrativo e de serviços. Um conjunto de tutores estará continuamente disponível para atender aos alunos, pessoalmente ou por telefone e internet. Enquanto isto, o canal digital da TV Cultura estará transmitindo durante as 24 horas do dia os programas-aula.
Vale destacar que os cursos serão oferecidos tanto de forma consorciada entre as universidades como de maneira isolada. Com isto, respeitam-se as peculiaridades regionais e o equilíbrio de certificação entre as universidades paulistas.
Ao anunciar a criação do programa, o governador Serra destacou que "as universidades vão caprichar porque são as três melhores do país e não darão aula sem qualidade". E acrescentou: "Eu considero a Univesp uma das ações mais importantes deste Governo, porque vai ajudar a melhorar a educação no Estado de São Paulo."
Na apresentação que fez ao governador e aos presentes à cerimônia, o secretário de Ensino Superior do Estado, Carlos Vogt, destacou que o programa é um instrumento de democratização do ensino superior ao permitir que o aluno tenha acesso ao conhecimento a qualquer hora e de qualquer lugar e também pelo fato de se submeter às normas e metodologias acadêmicas estabelecidas pelas universidades participantes.
O secretário mostrou em detalhes como será o funcionamento do Univesp: seus objetivos, recursos humanos e orçamentários envolvidos, estrutura funcional, cursos em elaboração, tecnologia utilizada em TV e internet, distribuição geográfica dos pólos avançados.
Como funciona Os cursos serão gratuitos. Para isso, houve dotação orçamentária do Estado, da ordem de R$ 25 milhões/ano, para o projeto. "Não estamos tirando da verba das universidades", ressalvou o governador. "Deveríamos, porque é para o ensino superior publico, mas não estamos. E é para mostrar a importância que esse programa tem para nós", esclareceu o governador.
No início do programa, haverá 5.000 vagas para a graduação no curso de pedagogia oferecido pela UNESP, 700 de licenciatura em biologia e outras 900 de licenciatura em ciências, ambas na USP.
Simultaneamente, serão desenvolvidos cursos de especialização (pós-graduação) voltados a professores da rede estadual de ensino, da 5ª série ao ensino médio. A expectativa é de que 110 mil docentes ingressem em 16 cursos (13 de disciplinas e três de gestão).
Alguns cursos de especialização já estão sendo estudados para implantação, como filosofia, sociologia, educação em direitos humanos, ética e saúde na escola, ciências, espanhol, gestão escolar, economia ambiental, vigilância sanitária, terapia intensiva integrada, ações em saúde, reabilitação de pacientes amputados.
O ingresso do aluno será feito por meio de um vestibular normal. Será publicado edital com informações sobre o processo seletivo. Ainda não há datas definidas, mas a expectativa é de que esses cursos já comecem a funcionar em março de 2009.
Segundo o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, o sistema de cotas obedecerá às atuais políticas das universidades, "que já contemplam, de alguma forma, esse aspecto fundamental da participação dos jovens na busca do ingresso no ensino superior. O que vamos fazer é continuar a respeitar essas políticas".
Leia mais sobre UNIVESP, TV digital e Plataforma Tidia Ae:
http://www.ensinosuperior.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=485 http://www.ensinosuperior.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=400&c=34


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário