HOJE, NO PROGRAMA FALANDO SÉRIO, DA RÁDIO CULTURA DOS PALMARES, JAORISH SERÁ ENTREVISTADO E FALARÁ SOBRE O PROJETO CINE + CULTURA, NO QUAL O GRUCALP FOI CONTEMPLADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDARPE.
OUTRO ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO: ASSEMBLÉIA DE SÓCIOS DO GRUCALP A SE REALIZAR NESTE DIA 21 DE ABRIL, DIA NACIONAL DA LIBERDADE, DEFRONTE AO MUSEU TELLES JÚNIOR
JAORISH TEM A PECULIARIDADE DE EXPOR OPINIÕES E POSICIONAMENTOS CUNTUNDENTES E POLÊMICOS, COM AUTENTICIDADE E SINCERIDADE. QUANDO VAI A PROGRAMAS DE ENTREVISTAS MOSTRA UM ENGAJAMENTO CULTURAL E HISTÓRICO E VÍNCULO COM AS VERDADES DOS FATOS.
O PROGRAMA PODERÁ SER OUVIDO VIA INTERNET ATRAVÉS DO SITE DA RÁDIO CULTURA DOS PALMARES É: www.rcpalmares.com.br
quarta-feira, 21 de abril de 2010
* GRUCALP FARÁ ASSEMBLÉIA DE SÓCIOS NO DIA NACIONAL DA LBERDADE!
Ocorrerá hoje, às 7 horas da noite, defronte ao Museu Telles Júnior, na Rua Tenente Antonio Becco, Bairro Centro, em Palmares - PE, a Segunda Assembléia de Sócios do GRUCALP do ano de 2010.
Na Pauta teremos assuntos principais: Reforma da Diretoria e Conselho Fiscal, aprovação de novos sócios, comemoração do DIA NACIONAL DA LIBERDADE, Projetos do GRUCALP aprovados pelo Ministério da Cultura. Na programação o Cine GRUCALP exibirá documentários e o Jornal O OLHO no telão com 15 metros quadrados que instalamos defronte ao Museu Telles Júnior e mantemos exibições noturnas de filmes grátis. Teremos apresentações teatrais, de dança e poesia, seguindo nosso costumeiro estilo de ação cultural de rua como fazemos há algumas décadas. Programação aberta para artistas.
Na Pauta teremos assuntos principais: Reforma da Diretoria e Conselho Fiscal, aprovação de novos sócios, comemoração do DIA NACIONAL DA LIBERDADE, Projetos do GRUCALP aprovados pelo Ministério da Cultura. Na programação o Cine GRUCALP exibirá documentários e o Jornal O OLHO no telão com 15 metros quadrados que instalamos defronte ao Museu Telles Júnior e mantemos exibições noturnas de filmes grátis. Teremos apresentações teatrais, de dança e poesia, seguindo nosso costumeiro estilo de ação cultural de rua como fazemos há algumas décadas. Programação aberta para artistas.
Marcadores:
Cultura,
GRUCALP,
Palmares (PE)
* CINEKUT: COMUNIDADE SOBRE CINEMA DO ORKUT EM AÇÃO!
Alguns jovens palmarenses criaram uma comunidade sobre cinema no Orkut com o nome de CINEKUT e estão em ação na Cidade dos Palmares e Região Mata, numa parceria com o GRUCALP.
Nossa reportagem entrevistou dois líderes do Movimento de Cinéfilos que falaram sobre o primeiro evento da ação cultural empreendida com garra:
*
*
*
Nossa reportagem entrevistou dois líderes do Movimento de Cinéfilos que falaram sobre o primeiro evento da ação cultural empreendida com garra:
*
*
*
Marcadores:
cinekut,
cinema,
Cultura,
GRUCALP,
Palmares (PE)
terça-feira, 13 de abril de 2010
* PRESIDENTE DA FUNDARPE ANUNCIA CONTEMPLADOS NO "CINE + CULTURA"!

Luciana Azevedo anuncia vencedores do Cine Mais Cultura
A Fundarpe e o Minc anunciaram os 46 projetos agraciados
Lenne Ferreira
Diante de uma platéia formada por representantes da sociedade civil e agentes culturais, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo, e a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), Silvana Meirelles, anunciaram os 46 projetos contemplados pelo edital Cine Mais Cultura. A cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no Cinema São Luiz, representa um importante passo para a democratização do acesso à cultura.
Luciana Azevedo fez uma breve explanação sobre o plano de gestão do Governo para a cultura, ressaltando a importância da parceria entre as instâncias estadual e federal. “Fazemos questão de atender a toda convocatória do Governo Federal por que acreditamos que ações integradas surtem efeitos mais eficazes. O Cine Mais Cultura é um projeto que permitirá maior fruição do audiovisual no Estado, além de levar cidadania cultural às comunidades”, constatou ela.
A secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meirelles, também aproveitou a ocasião para falar das políticas culturais desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, destacando a relevância social do programa Mais Cultura para o Brasil. “Não podemos pensar no desenvolvimento do País sem a democratização do acesso à cultura. O nosso desafio é tornar os projetos contemplados no Cine Mais Cultura em espaços não apenas para entretenimento, mas para o exercício da cidadania”, disse.
Na platéia, alguns representantes dos projetos que foram contemplados pelo edital vibraram com o resultado. Foi o caso dos responsáveis pelo projeto da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) que será pioneira na exibição de filmes em Caruaru, no Agreste Central. “Nós não temos nenhuma sala de cinema na cidade e aproveitamos o edital para dar o primeiro passo. Já temos inclusive planos de realizar um festival de cinema dentro do projeto”, contou um dos responsáveis pela iniciativa e professor de Filosofia da Asces, Alexandre Costa.
Presentes à cerimônia também estiveram a diretora de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura, Martha Figueiredo, a chefe da Representação Regional do Nordeste do MinC, Tarciana Portella, e o presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Gê Carvalho.
OFICINAS – Já estão agendadas para a segunda quinzena de maio o início das oficinas para dois representantes de cada projeto selecionado pelo edital Cine Mais Cultura. As aulas serão ministradas pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) e oferecerão conceitos sobre linguagem cinematográfica, direção, cinema brasileiro e história do cinema. De acordo com o presidente da Fepec, Gê Carvalho, além do conteúdo básico, as oficinas também pretendem dar dicas de como extrair questões reflexivas das películas que serão exibidas dentro do projeto.
Fonte: Site da FUNDARPE
Marcadores:
cinema,
Cultura,
FUNDARPE,
GRUCALP,
Palmares (PE)
* GRUCALP entre os 46 contemplados com o CINE + CULTURA no Estado de Pernambuco!

Edital estadual do Cine Mais Cultura contempla 46 iniciativas
Imprensa Fundarpe
A partir desta segunda-feira (12), Pernambuco passa a contar com 46 novos projetos contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais.
Foram aprovados projetos na Região Metropolitana do Recife (17), na Zona da Mata Norte (7), no Agreste (9) e no Sertão do Moxotó (13).
O Cine Mais Cultura tem como objetivo fomentar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm muito acesso à produção audiovisual brasileira. Os cines aprovados recebem a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo o País.
As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem equipamentos para exibição, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida.
Confira os grupos selecionados:
REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
1. Maracatu Piaba de Ouro (Olinda)
2. Centro SUVAG de Pernambuco (Recife)
3. Associação Satélite (Olinda)
4. Unacomo (Olinda)
5. Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos - APTB (Recife)
6. Diálogos (Olinda)
7. Graúna - Juventude, Gênero, Arte e Desenvolvimento (Olinda)
8. Associação dos Artistas Plásticos de Fernando de Noronha (Fernando de Noronha)
9. Associação Teatral Ato - Art's ATA (Itamaracá)
10. Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto velho (Olinda)
11. Movimento de Articulação Ambiental e Cultural- MAAC (Recife)
12. Centro de Atendimento a Meninos e Meninas - CAMM (Recife)
13. Sociedade Cultural Pernambuco na Estrada (Recife)
14. Nave- Sociedade de Arte e Tecnologia (Recife)
15. Laboratório de Intervenção Artística - Laia (Camaragibe)
16. Lar de Sandro (Recife)
17. Espaço Cultural de Santo Amaro(Recife)
ZONA DA MATA
18. Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro (Paudalho / Mata Norte)
19. Grupo Cultural dos Palmares - Grucalp (Palmares / Mata Sul)
20. Ponto de Cultura Retretas - Filarmônica 28 de Junho (Condado / Mata Norte)
21. Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (Vicência / Mata Norte)
22. Associação Cultural dos Mamulenguieros e Artesãos de Glória do Goitá (Glória do Goitá / Mata Norte)
23. Centro de Educação Musical de Joaquim Nabuco (Joaquim Nabuco / Mata Sul)
AGRESTE
24. Grupo de Apoio aos Meninos de Rua - GAMR (Gravatá / Agreste Central)
25. Cia. de Eventos Lionarte (Limoeiro / Agreste Setentrional)
26. Associação Caruaruense de Ensino Superior - Asces (Caruaru / Agreste Central)
27. Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns (Garanhuns / Agreste Meridional)
28. Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro / Agreste Setentrional)
29. Sociedade Musical Padre Ibiapina (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
30. Associação de Desenvolvimento e Assistência Social de Taquaritinga do Norte - Adastaq (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
31. Centro de Artesanato Tareco e Mariola de Belo Jardim (Belo Jardim / Agreste Central)
32. Associação Capoeira e Taekwon-do: O pé do clã (Brejo da Madre Deus / Agreste Central)
SERTÃO
33. Associação e Movimento Comunitário Aliança (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
34. Federação das Associações Comunitárias do Cedro - Faced (Cedro / Sertão Central)
35. Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia (Sertânia / Sertão do Moxotó)
36. Associação Nação Coripós (Santa Maria da Boa Vista / Sertão do São Francisco)
37. Associação de Arte e Cultura de Jatobá (Jatobá / Sertão de Itaparica)
38. Instituto Chico Torres (Salgueiro / Sertão Central)
39. Jovem Sertão (Petrolina / Sertão do São Francisco)
40. Associação Cultural, Artística e Social Raízes (Petrolina / Sertão do São Francisco)
41. Associação das Mulheres de Ibimirim - AMI (Ibimirim / Sertão do Moxotó)
42. Associação Cultural Pedra do Reino (São José do Belmonte / Sertão Central)
43. Maracatu Nação Matingueiros (Petrolina / Sertão do São Francisco)
44. Associação São Geraldo (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
45. Associação Solidária de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Belém de São Francisco / Sertão do São Francisco)
46. Associação Urucungo (Arcoverde / Sertão do Moxotó)

Imprensa Fundarpe
A partir desta segunda-feira (12), Pernambuco passa a contar com 46 novos projetos contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais.
Foram aprovados projetos na Região Metropolitana do Recife (17), na Zona da Mata Norte (7), no Agreste (9) e no Sertão do Moxotó (13).
O Cine Mais Cultura tem como objetivo fomentar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm muito acesso à produção audiovisual brasileira. Os cines aprovados recebem a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo o País.
As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem equipamentos para exibição, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida.
Confira os grupos selecionados:
REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
1. Maracatu Piaba de Ouro (Olinda)
2. Centro SUVAG de Pernambuco (Recife)
3. Associação Satélite (Olinda)
4. Unacomo (Olinda)
5. Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos - APTB (Recife)
6. Diálogos (Olinda)
7. Graúna - Juventude, Gênero, Arte e Desenvolvimento (Olinda)
8. Associação dos Artistas Plásticos de Fernando de Noronha (Fernando de Noronha)
9. Associação Teatral Ato - Art's ATA (Itamaracá)
10. Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto velho (Olinda)
11. Movimento de Articulação Ambiental e Cultural- MAAC (Recife)
12. Centro de Atendimento a Meninos e Meninas - CAMM (Recife)
13. Sociedade Cultural Pernambuco na Estrada (Recife)
14. Nave- Sociedade de Arte e Tecnologia (Recife)
15. Laboratório de Intervenção Artística - Laia (Camaragibe)
16. Lar de Sandro (Recife)
17. Espaço Cultural de Santo Amaro(Recife)
ZONA DA MATA
18. Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro (Paudalho / Mata Norte)
19. Grupo Cultural dos Palmares - Grucalp (Palmares / Mata Sul)
20. Ponto de Cultura Retretas - Filarmônica 28 de Junho (Condado / Mata Norte)
21. Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (Vicência / Mata Norte)
22. Associação Cultural dos Mamulenguieros e Artesãos de Glória do Goitá (Glória do Goitá / Mata Norte)
23. Centro de Educação Musical de Joaquim Nabuco (Joaquim Nabuco / Mata Sul)
AGRESTE
24. Grupo de Apoio aos Meninos de Rua - GAMR (Gravatá / Agreste Central)
25. Cia. de Eventos Lionarte (Limoeiro / Agreste Setentrional)
26. Associação Caruaruense de Ensino Superior - Asces (Caruaru / Agreste Central)
27. Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns (Garanhuns / Agreste Meridional)
28. Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro / Agreste Setentrional)
29. Sociedade Musical Padre Ibiapina (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
30. Associação de Desenvolvimento e Assistência Social de Taquaritinga do Norte - Adastaq (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
31. Centro de Artesanato Tareco e Mariola de Belo Jardim (Belo Jardim / Agreste Central)
32. Associação Capoeira e Taekwon-do: O pé do clã (Brejo da Madre Deus / Agreste Central)
SERTÃO
33. Associação e Movimento Comunitário Aliança (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
34. Federação das Associações Comunitárias do Cedro - Faced (Cedro / Sertão Central)
35. Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia (Sertânia / Sertão do Moxotó)
36. Associação Nação Coripós (Santa Maria da Boa Vista / Sertão do São Francisco)
37. Associação de Arte e Cultura de Jatobá (Jatobá / Sertão de Itaparica)
38. Instituto Chico Torres (Salgueiro / Sertão Central)
39. Jovem Sertão (Petrolina / Sertão do São Francisco)
40. Associação Cultural, Artística e Social Raízes (Petrolina / Sertão do São Francisco)
41. Associação das Mulheres de Ibimirim - AMI (Ibimirim / Sertão do Moxotó)
42. Associação Cultural Pedra do Reino (São José do Belmonte / Sertão Central)
43. Maracatu Nação Matingueiros (Petrolina / Sertão do São Francisco)
44. Associação São Geraldo (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
45. Associação Solidária de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Belém de São Francisco / Sertão do São Francisco)
46. Associação Urucungo (Arcoverde / Sertão do Moxotó)

- Fonte: Site da FUNDARPE
*
*
*
Marcadores:
cinema,
Cultura,
FUNDARPE,
GRUCALP,
Palmares (PE)
domingo, 11 de abril de 2010
* Cinema com democracia em Palmares!
Durante exibições de filmes neste domingo, dia 11 de abril ocorreu um fato interessante.
As sessões contavam com exibições de filmes curtas metragens da Turma da Mônica e após seria exibição do filme TEMPOS DE PAZ (produção nacional com Tony Ramos e Dan Stulbach).
Porém, durante a exibição dos curtas desenhos animados para crianças, a platéia interviu na programação e pediu para mudar o filme programado.
Como maioria da platéia era feita de crianças, foi decidido que seria mudado o filme TEMPOS DE PAZ pelo filme "Xuxa e o Mistério de Feiurinha". E assim, as crianças e os poucos adultos presentes se divertiram com o filme estrelado pela Rainha dos Baixinhos.
A Democracia preservada e a diversão garantida. Eis como o GRUCALP age em plena rua, abertamente, em ações construtoras da cidadania de crianças, jovens e adultos.
As sessões contavam com exibições de filmes curtas metragens da Turma da Mônica e após seria exibição do filme TEMPOS DE PAZ (produção nacional com Tony Ramos e Dan Stulbach).
Lembramos quando durante a Semana Santa os espectadores frequentadores das sessões de rua do Cine GRUCALP, opinaram sobre a programação de filmes e acrescentaram os filmes A VIRADA e FALANDO COM DEUS.
Além de mudar a programação, as crianças usaram o microfone, anunciando os filmes e chamando quem passava pelas redondezas para assistir as sessões. E ao microfone, leram e anunciaram os atores que estrelam as produções e anunciaram as próximas sessões infantis. E a participação foi intensa, quando as crianças torceram durante o desenrolar das cenas do filme.
Um exercício de democracia e cidadania em plena Rua Antonio Becco, defronte ao Museu Telles Júnior.
O filme TEMPOS DE PAZ, dirigido por Daniel Filho terá antes, exibição Segunda-feira, dia 12 de Abril, com exibições de curtas metragens desenhos animados com a Turma da Mônica. As crianças têm prioridades nesses empreendimentos culturais do GRUCALP! Várias vêm de outros bairros, carregando cadeirinhas e banquinhos para assistir às sessões infantis do Cine GRUCALP defronte ao Museu Telles Júnior!
*
*
*
Marcadores:
cinema,
Cultura,
GRUCALP,
Palmares (PE)
* GRUCALP em ação cultural durante a SEmana Santa de 2010
Em Palmares (PE), eventos durante a Semana Santa foram promovidos por iniciativa privada. Como por exemplo, as exibições de filmes gratuitos para todos nas ruas que o GRUCALP realizou.
Platéia atenta aos filmes com temas critãos, bíblicos, exibidos pelo GRUCALP durante toda a SEmana Santa, à noite.
Na programação, clássicos da produção hollywoodiana e filmes com mensagens. Antes de cada sessão, clipes com mensagens bíblicas.
A platéia compareceu fielmente às sessões, levando banquinhos e cadeiras ou sentando nos batentes e calçadas.
SEgunda-feira, dia 05 de Abril houve exibição do filme "Guerra ao Terror", o mais premiado pelo Oscar 2010 quando obteve 6 prêmios, entre eles melhor filme e melhor direção.
Terça-feira, dia 06 de Abril houve exibição do filme "Prova de Fogo", uma bela mensagem evangêlica.
Uma programação com filmes premiados pelo Oscar, documentários diversos, shows e Concertos serão exibidos e em breve as chuvas não impedirão as sessões porque o GRUCALP terá toldos para abrigar os equipamentos e os espectadores ansiosos por diversão!
Aguardem!
*
*
*
Marcadores:
cinema,
Cultura,
GRUCALP,
Palmares (PE)
* GRUCALP exibindo Cinema grátis nas ruas de Palmares
A novidade sobre os empreendimentos culturais do GRUCALP é o telão com 16 metros quadrados para exibições de filmes que foi instalado defronte ao Museu Telles Júnior, na Rua Antonio Becco.
Abaixo, foto da imagem da exibição, tendo pessoas assistindo que comparecem ao local com cadeiras, banquinhos ou apenas sentando nos batentes e calçadas.
*
*
*
Marcadores:
cinema,
Cultura,
GRUCALP,
Palmares (PE),
patrimônio
* Jaorish entrevistado na Rádio Cultura dia 07 de Fevereiro/2010
Jaorish entrevistado no "Programa Domingo do Povo" (locutor Humberto Araújo), da Rádio Cultura dos Palmares (AM, site http://www.rcpalmares.com.br/), domingo, dia 7 de fevereiro de 2010.
medo e sem omitir opiniões sobre os assuntos questionados, o artista mantém uma linha crítica e sem vínculos com Partidos Políticos. Desta maneira, ele continua registrando os fatos e afrontando o Sistema...
Nesta Primeira parte Jaorish explana que cinema em Palmares tem somente as exibições de rua do GRUCALP. Critica as reformas do Cine Theatro Apolo que está em atraso, num investimento de mais de 1 milhão de Reais. Explica as atividades do Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube do GRUCALP. Explica que sem apoio local da prefeitura, não há condições de entrar em Editais da FUNDARPE e do Ministério da Cultura, diante das exigências de contrapartidas.
Nesta segunda parte o entrevistado critica como os governos gastam maior parte das verbas municipais direcionadas para artistas de fora do Município. Lembra que a Fundação Casa da Cultura foi criada para fomentar, promover e divulgar os artistas locais. Critica que é muito gasto em eventos passageiros e deixam de incentivar ações de formação de educação artística e de crescimento da Classe Artística. Fala sobre perdas sofridas por Palmares nos últimos anos. Denuncia como os órgãos de cultura dos governos são usados como cabides de empregos de quem participou da campanha eleitoral e não nomeiam pessoas com habilitações técnicas ou de engajamentos culturais!
Nesta terceira parte Jaorish faz uma análise sobre a cultura palmarense e diz que o melhor surgido durante a História, foi de iniciativa privada. Cita a Orquestra Triunfo dos Fiéis da Igreja Assembléia de Deus, cita que Zé Linaldo e Floro Júnior para ter espaços e se destacar, sairam de Palmares. Critica a perda de espaços por culpa da falta de vontade política de governantes e as promessas não cumpridas de governantes. Conclama aos artistas a agirem e não esperar pelas iniciativas de governos ou políticos que enrolam o povo com eventos passageiros.
). Nesta quarta parte, Jaorish comenta sobre a funcionalidade e omissões da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Dona Inês, da Paróquia de Santa Luzia, telefona e comenta sobre o trabalho do grupo de terceira idade daquele Bairro e concorda com as críticas de Jaorish. Outro telefonema foi de Manoel Moura que parabeniza sobre as explanações de Jaorish. Jaorish critica a falta de autosustentabilidade da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.
*
*
*
medo e sem omitir opiniões sobre os assuntos questionados, o artista mantém uma linha crítica e sem vínculos com Partidos Políticos. Desta maneira, ele continua registrando os fatos e afrontando o Sistema...
Nesta Primeira parte Jaorish explana que cinema em Palmares tem somente as exibições de rua do GRUCALP. Critica as reformas do Cine Theatro Apolo que está em atraso, num investimento de mais de 1 milhão de Reais. Explica as atividades do Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube do GRUCALP. Explica que sem apoio local da prefeitura, não há condições de entrar em Editais da FUNDARPE e do Ministério da Cultura, diante das exigências de contrapartidas.
Nesta segunda parte o entrevistado critica como os governos gastam maior parte das verbas municipais direcionadas para artistas de fora do Município. Lembra que a Fundação Casa da Cultura foi criada para fomentar, promover e divulgar os artistas locais. Critica que é muito gasto em eventos passageiros e deixam de incentivar ações de formação de educação artística e de crescimento da Classe Artística. Fala sobre perdas sofridas por Palmares nos últimos anos. Denuncia como os órgãos de cultura dos governos são usados como cabides de empregos de quem participou da campanha eleitoral e não nomeiam pessoas com habilitações técnicas ou de engajamentos culturais!
Nesta terceira parte Jaorish faz uma análise sobre a cultura palmarense e diz que o melhor surgido durante a História, foi de iniciativa privada. Cita a Orquestra Triunfo dos Fiéis da Igreja Assembléia de Deus, cita que Zé Linaldo e Floro Júnior para ter espaços e se destacar, sairam de Palmares. Critica a perda de espaços por culpa da falta de vontade política de governantes e as promessas não cumpridas de governantes. Conclama aos artistas a agirem e não esperar pelas iniciativas de governos ou políticos que enrolam o povo com eventos passageiros.
). Nesta quarta parte, Jaorish comenta sobre a funcionalidade e omissões da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Dona Inês, da Paróquia de Santa Luzia, telefona e comenta sobre o trabalho do grupo de terceira idade daquele Bairro e concorda com as críticas de Jaorish. Outro telefonema foi de Manoel Moura que parabeniza sobre as explanações de Jaorish. Jaorish critica a falta de autosustentabilidade da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.
*
*
*
Marcadores:
crítica,
Cultura,
entrevista,
rádio
Assinar:
Postagens (Atom)