domingo, 11 de abril de 2010

* Jaorish entrevistado na Rádio Cultura dia 07 de Fevereiro/2010

Jaorish entrevistado no "Programa Domingo do Povo" (locutor Humberto Araújo), da Rádio Cultura dos Palmares (AM, site http://www.rcpalmares.com.br/), domingo, dia 7 de fevereiro de 2010.
medo e sem omitir opiniões sobre os assuntos questionados, o artista mantém uma linha crítica e sem vínculos com Partidos Políticos. Desta maneira, ele continua registrando os fatos e afrontando o Sistema...


Nesta Primeira parte Jaorish explana que cinema em Palmares tem somente as exibições de rua do GRUCALP. Critica as reformas do Cine Theatro Apolo que está em atraso, num investimento de mais de 1 milhão de Reais. Explica as atividades do Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube do GRUCALP. Explica que sem apoio local da prefeitura, não há condições de entrar em Editais da FUNDARPE e do Ministério da Cultura, diante das exigências de contrapartidas.

Nesta segunda parte o entrevistado critica como os governos gastam maior parte das verbas municipais direcionadas para artistas de fora do Município. Lembra que a Fundação Casa da Cultura foi criada para fomentar, promover e divulgar os artistas locais. Critica que é muito gasto em eventos passageiros e deixam de incentivar ações de formação de educação artística e de crescimento da Classe Artística. Fala sobre perdas sofridas por Palmares nos últimos anos. Denuncia como os órgãos de cultura dos governos são usados como cabides de empregos de quem participou da campanha eleitoral e não nomeiam pessoas com habilitações técnicas ou de engajamentos culturais!

Nesta terceira parte Jaorish faz uma análise sobre a cultura palmarense e diz que o melhor surgido durante a História, foi de iniciativa privada. Cita a Orquestra Triunfo dos Fiéis da Igreja Assembléia de Deus, cita que Zé Linaldo e Floro Júnior para ter espaços e se destacar, sairam de Palmares. Critica a perda de espaços por culpa da falta de vontade política de governantes e as promessas não cumpridas de governantes. Conclama aos artistas a agirem e não esperar pelas iniciativas de governos ou políticos que enrolam o povo com eventos passageiros.

). Nesta quarta parte, Jaorish comenta sobre a funcionalidade e omissões da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Dona Inês, da Paróquia de Santa Luzia, telefona e comenta sobre o trabalho do grupo de terceira idade daquele Bairro e concorda com as críticas de Jaorish. Outro telefonema foi de Manoel Moura que parabeniza sobre as explanações de Jaorish. Jaorish critica a falta de autosustentabilidade da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário