sexta-feira, 27 de maio de 2011

* Bactéria contamina carne e mata

Autoridades da saúde na Alemanha emitiram um alerta de surto de bactéria E. coli na carne, que já matou uma pessoa. O Ministério da Saúde alemão anunciou nesta terça-feira (24.05) que uma mulher de 83 anos morreu depois dar entrada em um hospital no último dia 15 com sintomas de diarréia com sangue. A contaminação por E.coli foi confirmada com a realização de exames.
Na cidade de Bremen, autoridades divulgaram ainda que uma jovem morreu na manhã desta terça-feira com sintomas de contaminação pela bactéria. Resta agora aguardar os resultados laboratoriais para confirmarem a causa da morte.
O surto de E. coli foi identificado na segunda semana de maio, e as autoridades sanitárias da Alemanha já têm cerca de 400 casos suspeitos de pessoas contaminadas pela bactéria. Ao menos 40 desses casos foram diagnosticados como "muito sérios", com pacientes respirando com a ajuda de aparelhos e um paciente em estado de coma.
Segundo o governo alemão, cerca de mil pessoas se contaminam anualmente no país com bactérias. "Mas as estatísticas atuais ultrapassaram os registros em nosso histórico", disse o microbiologista Werner Solbach. Ele declarou ainda que exames de laboratório mostram que a bactéria presente neste surto é parcialmente resistente aos antibióticos, sendo difícil o controle.
A bactéria E.coli se desenvolve no intestino dos animais e os sintomas da contaminação incluem diarréia com sangue e cãibra estomacal. Em casos mais graves, a doença evolui para uma síndrome que leva à falência dos rins e até à morte.

NOS ESTADOS UNIDOS:
Um recall de 7 toneladas de carne está sendo feito, depois que a bactéria E. coli foi encontrada nas instalações de uma unidade de processamento em Arkansas City.
Na quarta-feira (09.03), a empresa Creekstone Farms Premium Beef confirmou a contaminação. A companhia afirmou que a carne contaminada foi processada no dia 22 de fevereiro e distribuídas em Indiana, Ohio, Missouri, Iowa, Arizona, Califórnia, Georgia, Carolina do Norte, Pensilvânia e Washington.
Até o momento, a Creekstone e o departamento de segurança alimentar dos Estados Unidos não recebeu nenhuma manifestação de doença, associada ao consumo da carne contaminada.
A bactéria E. coli, que vive no intestino das pessoas e dos animais, pode ocasionar alguns sintomas quando consumida, como diarréia com sangramento e cólica abdominal. Se não for tratada, a pessoa pode desenvolver problemas em outros órgãos, podendo levar a falência dos rins.

E NO BRASIL:
A empresa brasileira JBS, considerada a maior processadora de carne bovina do mundo, está realizando um recall de seus produtos exportados para os Estados Unidos. De acordo com um comunicado da empresa, as autoridades americanas detectaram a presença de ivermectina (um vermífugo aplicado ao gado) acima do limite permitido pela legislação, em um lote pertencente à marca Bertin.
Segundo uma notificação do Ministério da Agricultura, o frigorífico não poderá fazer novas exportações ao mercado americano até que o problema seja esclarecido. A JBS já está trazendo as carnes de volta ao Brasil.
Na nota, a empresa diz que "analisará os produtos e tomará as medidas cabíveis para solucionar este impasse" e que, por conta de uma oferta de ações que deve ser realizada em breve na bolsa de valores, não poderá dar informações adicionais sobre o recall.
A JBS-Friboi é um conglomerado de marcas que inclui: Vigor, Amélia, Franciscano, Faixa Azul, Bordon, Leco, Swift, entre outras.

AMAZÔNIA
No final de 2009, o frigorífico JBS-Friboi foi acusado pelo Greenpeace de ser o maior comprador de gado criado em áreas devastadas da Amazônia. Após as denúncias, várias redes de supermercado suspenderam a compra de carne bovina da empresa, até que fosse comprovada a procedência do produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário