sexta-feira, 27 de maio de 2011

* Carne aumenta chances de câncer intestinal

O consumo de carnes processadas está altamente ligado ao câncer de intestino, é o que aponta o novo estudo do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer.
O estudo -- o mais esclarecedor sobre câncer de intestino -- detectou que este tipo de câncer pode ser prevenido: diga adeus às carnes processadas (bacon, linguiças, sausichas, etc), e inclua mais frutas e vegetais.
A descoberta reafirma um estudo feito em 2007 que mostrava evidências claras de que as carnes vermelha e processadas aumentavam os riscos de se desenvolver câncer de intestino. O novo estudo inclui ainda que as fibras nos alimentos são altamente protetoras do intestino.
O câncer de intestino é o terceiro mais comum no mundo inteiro. Cerca de 45% desses casos da doença poderiam ser prevenidos se as pessoas comessem mais alimentos de origem vegetal e menos carne. Além da alimentação, exercícios físicos também ajudariam no combate à doença.
Inúmeros estudos que relacionavam a ingestão de carnes processadas a diversos tipos de câncer foram comprovados pelo Instituto Americano do Câncer (American Intitute for Cancer). Uma nova pesquisa constatou que aqueles que comem bacon, linguiça, salsicha e presunto, têm maiores chances de ter câncer.

"Este novo estudo nos ajudará a estabelecer um limite para se consumir estes produtos", disse a diretora do Instituto, Susan Higginbotham, que recomenda as pessoas a ingerirem o mínimo possível de carne vermelha.
Pesquisadores ainda não haviam conseguido encontrar o porque das carnes processadas fazerem tão mal. Com o novo estudo, observou-se que os nitratos e os nitritos, que são adicionados à carne processada para preservar a cor e o sabor, podem ser um dos responsáveis.
Cerca de 300 mil participantes voluntários participaram do estudo. Observou-se que aqueles que consumiam carnes processadas regularmente tinha cerca de 30% mais chances de desenvolver câncer do que aqueles que não tinham o hábito do consumo.
Os voluntários que ingeriam grandes quantidades de nitratos e nitritos (tanto da carne processada, quanto de outras fontes), havia um risco de 33% de se ter câncer, quando comparado aos que consumiam quantidades bem inferiores.
Este estudo e pesquisas anteriores relataram que as carnes processadas aumentam as chances de se desenvolver câncer de visícula. Este é o décimo tipo de câncer mais comum nos Estados Unidos, tendo cerca de 70 mil casos diagnosticados todos os anos.
O que o Instituto Americano do Câncer sugere é que as pessoas diminuam o consumo de carnes -- principalmente a vermelha -- e passem a comer mais vegetais, cereais integrais e feijões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário