sexta-feira, 26 de julho de 2013

* Aberta temporada de captura de tubarões no Recife!

Quatro dias após o 59º ataque de tubarão na costa pernambucana que resultou na morte da 24ª vítima, a paulista Bruna Gobbi, 18, o barco Sinuelo volta a zarpar hoje de Brasília Teimosa para capturar os tubarões próximos às praias e levá-los para alto-mar. 


A embarcação estava sem fazer o trabalho de monitoramento há sete meses, por falta de repasse de recursos do governo do estado para o Instituto Oceanário, o que foi resolvido esta semana. As opiniões sobre o uso da embarcação como solução para reduzir a ocorrência de incidentes, no entanto, são divergentes. 

Enquanto o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) defende o método como o mais eficiente e ético do ponto de vista ecológico, alguns especialistas não concordam e acham que seriam necessárias outras ações.



Tubarão »Após sete meses parado, barco Sinuelo zarpa hoje de Brasília Teimosa

Publicação: 26/07/2013 07:12 Atualização: 26/07/2013 11:00
Barco Sinuelo zarpa hoje de Brasília Teimosa. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Barco Sinuelo zarpa hoje de Brasília Teimosa. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Quatro dias após o 59º ataque de tubarão na costa pernambucana que resultou na morte da 24ª vítima, a paulista Bruna Gobbi, 18, o barco Sinuelo volta a zarpar hoje de Brasília Teimosa para capturar os tubarões próximos às praias e levá-los para alto-mar. A embarcação estava sem fazer o trabalho de monitoramento há sete meses, por falta de repasse de recursos do governo do estado para o Instituto Oceanário, o que foi resolvido esta semana. As opiniões sobre o uso da embarcação como solução para reduzir a ocorrência de incidentes, no entanto, são divergentes. Enquanto o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) defende o método como o mais eficiente e ético do ponto de vista ecológico, alguns especialistas não concordam e acham que seriam necessárias outras ações.
A presidente do Cemit, Rosângela Lessa, no entanto, diz que esse monitoramento da costa é indispensável. “É o método que vem dando resultados”, pontua. Já o professor da UFRPE e vice-presidente do Comitê de Pesca da FAO/ONU, Fábio Hazin, afirma que o trabalho realizado pelo Sinuelo diminui em 90% a incidência de ataques nas praias.“Estamos falando de um sistema mais eficiente que os usados em países como Austrália e África do Sul. É o melhor método que conheço”, disse. O pesquisador alega que ao capturar, identificar e devolver os tubarões para o alto-mar, não existe a necessidade de exterminá-los, como alguns grupos defendem.

O professor do departamento de oceanografia da UFRPE Mauro Maida alerta que apenas ações pontuais não resolvem a incidência dos ataques. “Ações a médio e longo prazos deveriam ser implantadas para a recuperação dos ecossistemas costeiros do estado. Possivelmente uma das principais causas que fazem os tubarões chegarem até o raso em busca de alimento é a escassez de alimentos nos ambientes mais costeiros”, ressaltou.
O engenheiro de pesca Bruno Pantoja, coordenador do Propesca, grupo que já fez operações de captura de tubarões e morte dos animais, afirma que o trabalho do Sinuelo é insuficiente. “Acreditar que um barco-escola vai resolver o problema chega a ser engraçado. Trata-se de uma embarcação construída artesanalmente, de madeira, para proteger 30 quilômetros de costa”, criticou. Segundo Pantoja, uma barreira física deveria ser instalada no litoral pernambucano para impedir a passagem dos animais. “Seria uma tela a 250 metros da costa para devolver a praia às pessoas”, explicou. 

Convênio
O repasse do estado para volta do monitoramento é de R$1,7 milhão para um prazo de 10 meses.  O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, confirmou que o recurso para o funcionamento da embarcação estava garantido desde dezembro, mas burocracias atrasaram o processo. Segundo ele, a pedido da PGE, deve ser realizado um concurso público, já neste segundo semestre, para definir a empresa que assumirá os trabalhos no próximo ano.

entrevista >> Mauro Maida, professor da UFPE

“Falta alimento para eles”


Os problemas de ataque de tubarões no Recife estão associados a um processo de degradação dos ambientes marinhos no estado. É o que defende o professor do departamento de oceanografia da UFPE Mauro Maida. Para o  doutor em ecologia marinha na Austrália, o deterioramento do ecossistema marinho foi causado pela sobrepesca excessiva, má qualidade da água do mar e degradação dos recifes de corais e manguezais. (Anamaria Nascimento)

O que pode ser feito para diminuir o número de incidentes com tubarões no estado?
Além das ações pontuais que já existem, outras mais contínuas deveriam ser implantadas para a recuperação dos ecossistemas da costa pernambucana. Acredito que uma das principais causas que fazem os tubarões chegarem até a praia, no raso, é a escassez de alimentos nos ambientes mais costeiros. É difícil de imaginar que um tubarão de barriga cheia se daria ao trabalho de atacar banhistas em águas rasas. Um exemplo disso é a ausência de ataques em Fernando de Noronha, onde há abundância de alimentos.

Há algum projeto nesse sentido sendo desenvolvido?
Experimentos de estabelecimento de áreas marinhas protegidas, realizados pela Universidade Federal de Pernambuco e pelo CEPENE (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste), em Tamandaré, tem alcançado resultados muito expressivos em relação à recuperação da saúde ambiental dos recifes de coral. Foi verificado um aumento da abundância e tamanho de peixes e invertebrtados (lagosta, polvos) bem como o aumento da cobertura viva de corais. Esses resultados incentivaram a UFPE a apresentar um projeto de compensação ambiental para a criação em grande escala de uma rede de áreas marinhas protegidas no estado.

Quais seriam os resultados? 
A médio prazo, a implantação dessas áreas aumentaria o potencial pesqueiro das nossas áreas marinhas e promoveriam a recuperação ambiental de várias áreas. Isso minimizaria os problemas com ataques de tubarão provendo alimento natural. Esse projeto foi apresentado em 2007. Até hoje, o governo do estado não demonstrou interesse em sua implantação com os recursos da compensaçao ambiental da Refinaria Abreu e Lima. 

saibamais

O Sinuelo tem:

12 metros
de comprimento

7 tripulantes
podem viajar na
embarcação

8 nós
(20 km/h) é a
velocidade máxima

O que faz a embarcação:

Realiza, desde 2004, o
monitoramento de tubarões
na costa do Grande Recife

Na pesquisa são capturados tubarões, que são marcados
e levados para longe da costa

Uma linha forte e comprida, chamada de espinhel, é colocada a cerca de três quilômetros de distância das praias

Presa à linha principal,
estão outras 200 secundárias com anzóis circulares, que se prendem no maxilar do tubarão, que continua vivo

Todas as manhãs, a tripulação recolhe a linha, verificando se algum tubarão foi capturado e à tarde a lança novamente ao mar

No animal é colocado um
dispositivo para rastreiar sua trajetória no oceano. Após as análises, o tubarão é solto

O barco zarpa às quintas
e sextas-feiras

Retorna ao Iate de Brasília Teimosa após cerca de cinco dias de trabalho

30km
serão cobertos pelo espinhel durante o
monitoramento

90%
é a queda média no número de incidentes depois que o barco vai
a campo

R$ 179 mil
é o custo mensal da operação

Ataques em Pernambuco

59  vítimas
desde o início
da contagem, em 1992

24
mortes

35
feridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário