segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

* Limoeiro ganha centro cultural

Ouça entrevista com João Carlos Paes Mendonça:
»
Parte I
»
Parte II
»
Parte III

Foto acima: O empresário João Carlos Paes Mendonça recebe placa do prefeito Luiz Raimundo


Fonte: De Cidades/ JC

A tradição cultural de Limoeiro ganhou nesta segunda-feira (22) um presente para entrar para a história da cidade.
Doado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação há um ano, o edifício onde funcionava a Rádio Jornal foi inaugurado como Centro Cultural Marcos Vinícios Vilaça, um espaço que abrigará arte, educação e informação.
Bem no coração da cidade, o prédio será uma referência para a produção cultural não só de Limoeiro, mas de toda a região.
O local, que dispõe de um teatro com capacidade para 500 pessoas, foi todo reformado e abrirá suas portas para exposições, espetáculos musicais, peças teatrais e oficinas.
O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresário João Carlos Paes Mendonça, participou da inauguração e destacou a importância histórica do prédio e sua contribuição para o fomento da cultura em Limoeiro. “No dia 17 de outubro de 1951, inaugurava-se nesse grande espaço a Rádio Difusora de Limoeiro. Por aqui passaram nomes que construíram histórias e que forjaram o alicerce cultural dessa cidade. Hoje, 57 anos depois, estamos aqui para homenagear o ministro Marcos Vilaça, dando a esse espaço o seu nome pelo muito que tem representado em Pernambuco e no cenário brasileiro”, afirmou.
João Carlos disse que o centro será um local para “cultivar a arte e cultura nordestinas, tão ricas em suas manifestações”.
O empresário fez questão de ressaltar a sua alegria pela escolha do ministro para dar nome ao centro cultural. “O valor intelectual de Marcos Vilaça dá a ele o respaldo dessa homenagem e evidencia o quanto Pernambuco o respeita e admira”, pontuou.
Por estar em viagem pela Europa, o ministro não pôde comparecer à festa de inauguração do prédio. Ele foi representado pela filha Taciana Mendonça e pelo genro e ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho.
Num teatro lotado, os convidados foram recebidos com uma apresentação primorosa da Sociedade Musical 25 de Setembro, a mais antiga orquestra de Limoeiro. Em seu discurso de agradecimento, o ex-governador Mendonça Filho disse que a doação e inauguração do prédio revelava o poder de iniciativa de dois grandes homens, um na área pública e outro na área privada. “É um ato simples, mas marcante.
O prefeito Luiz Raimundo foi um dos melhores administradores que esse município já teve. E, ao lado dele, João Carlos Paes Mendonça vai além das fronteiras de Pernambuco. Sua vida é cheia de iniciativas que valorizam a política, a economia e a força de nossas raízes culturais”, destacou Mendonça Filho.
Sobre a homenagem ao ministro Marcos Vilaça, o ex-governador disse que a ligação da família com a cidade é histórica. “O pai do ministro, o professor Antônio de Souza Vilaça, teve oportunidade de fazer uma conexão direta com a comunidade com suas crônicas radiofônicas. E quem conhece a história de Marcos Vilaça sabe que ele é um orgulho para Pernambuco e para o Brasil.”Bastante emocionado, o prefeito de Limoeiro, Luiz Raimundo, usou as palavras do escritor e político Marquês de Maricá, que viveu na época do Império, para agradecer o presente recebido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça. “É rara a verdadeira gratidão porque são raros os genuínos benfeitores.” O texto, escrito na placa entregue ao empresário, resumia o sentimento da cidade em relação à doação do prédio. “João Carlos é mais que um doador. É um mecenas. Foi um gesto de grandeza sem paralelo. O prédio vale mais de R$ 1 milhão e agora estará totalmente voltado para o fomento da cultura e das artes em Limoeiro e na região.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário