quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

* Como foi o esquema de segurança na posse de Obama

Washington

POSSE DE OBAMA MAIOR ESQUEMA DE SEGURANÇA DA HISTÓRIA AMERICANA

Além dos riscos normais que enfrenta qualquer presidente americano, ele tem os riscos de ódio racial, além dos desesperados com a situação econômica e os rotineiros extremistas, os loucos de todo gênero, inclusive os que querem apenas virar celebridade, num país onde quatro presidentes já foram assassinados

Foto: The New York Times



Fontes: Portal Terra, Folha Online , Abril, The New York Times, Jalopnick


Nas vésperas da posse de Obama, foram tomadas e publicadas as seguintes Medidas de Segurança:
Medidas de segurança sem precedentes tomaram a capital americana para o juramento de Barack Obama como presidente, foi esperado que o nível de ameaça contra o primeiro presidente negro dos Estados Unidos se mantivesse elevado até muito depois de sua posse. Mais de 12,5 mil soldados e reservistas militares, milhares de policiais metropolitanos e equipes dos 57 Estados de todo o país chegaram a Washington para proteger a cerimônia --e o presidente-- de qualquer ataque terrorista. Com as estimativas de que um número recorde de 2 milhões de pessoas assistiria à cerimônia, o Departamento de Segurança Interna considerou a posse de Obama um acontecimento de segurança nacional especial. A cidade se transformou então em uma espécie de fortaleza medieval, pois se cortou também o acesso pelas pontes através do rio Potomac, e o tráfego aéreo ficará restrito.
Inclusive a pé, quem quisesse entrar nas áreas demarcadas terá que fazê-lo através de postos de controle, além de se submeter a um exaustivo registro. Foram proibidas as bolsas que não tenham um tamanho muito reduzido, os guarda-chuvas e as cadeiras de rodas.

Foto: The New York Times



Os serviços de transporte fizeram um esquema especial e multiplicaram o número de ônibus e de trens de metrô que estarão disponíveis. Diante da possibilidade de não poder chegar aos festejos -ou ao posto de trabalho-, diversos moradores das vizinhanças optaram por passar a noite no escritório. Foi o caso dos funcionários do Congresso, que levaram colchões e sacos de dormir ou dos policiais, que descansaram em igrejas estrategicamente situadas. Para fazer frente à ameaça, funcionários se ocuparam de colocar em marcha o que foi considerada a maior e mais avançada operação de segurança para uma cerimônia de posse da história. Na capital americana houve patrulhas aéreas, instalações de mísseis, rondas com lanchas no rio Potomac, análises de ameaças químicas e biológicas, organização de apoio médico de grande escala em caso de ataque e seguranças no local, tanto visíveis como a paisana. O Projeto de Inteligência do centro Southern Poverty Law (SPLC), que monitora grupos racistas informou que o Serviço Secreto responsável pela segurança dos presidentes reconhece que Obama recebeu mais ameaças que qualquer presidente eleito da história americana.


Foto: The New York Times

Exemplo disso foi a prisão, dias antes da eleição, de dois homens brancos racistas no Estado do Tennessee, por planejar assassinar Obama. Os ataques e as ameaças aumentaram de forma considerável desde sua vitória. Houve ataques físicos, queima de cruzes --ação típica de grupos racistas brancos do sul associados a Ku Klux Klan-- e até estudantes de segundo grau que cantaram "assassinem Obama" em um ônibus escolar no Estado de Idaho em novembro passado.

Fred Burton, vice-presidente de antiterrorismo e análises de inteligência geopolítica da agência privada de inteligência Stratfor disse que "o problema é uma coisa quando se conhece a ameaça potencial e há pistas as seguir", mas o desafio é outro "quando se buscam fantasmas." Obama disse ao jornal "The New York Times" durante a campanha eleitoral: "Tenho a melhor proteção do mundo... então, parem de se preocupar".


Foto: Arquivo

A Cadillac, que fornece os carros para os presidentes dos EUA, anunciou o Cadillac Presidencial do novo presidente dos EUA, Barack Obama. Esse carro é absurdamente blindado, resistente até a mísseis e armas químicas, pois tem um sistema de vedação total.É empurrado por um monstruoso motor diesel 6.5 litros, pneus (obviamente) blindados, inúmeros sistemas de segurança e comunicação, armamento para defesa, kits de primeiros socorros, contendo sangue do tipo sanguíneo do presidente. Supõem que o carro seja construído em cima de uma plataforma de caminhão (algo como uma F-4000), para suportar o incrível peso da blindagem. O design é baseado no Cadillac STS e no DST. Boa parte do interior foi feito a mão. Na frente existem luzes diurnas com LEDs. A blindagem do modelo é de 12 centímetros.

Veja mais sobre o Governo dos Estados Unidos:

- Vida de cão na Casa Branca!

- Obama nos jornais do mundo!

- A Nação mais poderosa do mundo parou durante 20 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário