sábado, 31 de janeiro de 2009

* Em Palmares (PE), carnaval da moenda abaianada!

Nas ruas da Cidade dos Palmares (PE) e nas emissoras de rádios locais, intensa propaganda do Carnaval 2009. Prometendo uma festa de semana pré-carnavalesca como há anos não teve nesta terra de cultura depredada pela politicagem de quem não assume compromissos com as tradições locais.
E o que mudou?
Agora o comércio terá a promoção "Carnaval dá sorte". Brindes a serem sorteados para quem comprar no comércio da cidade, tendo direitos a participar de sorteios através de cupons adquiridos a partir de uma certa quantia de compras. Não houve "Palmares dá sorte" em dezembro do ano passado, como ocorria anualmente, mas está ocorrendo promoção semelhante no mês momesco, numa tentativa de aquecer o comércio, como arma contra a crise financeira a se alastrar no mundo e no Brasil!
O esquema está montado: A junção da máquina administrativa da prefeitura ansiando conquistas populares e a ânsia do comércio para vender. E quem vai dizer "não" ao governo que se inicia, quando todos ansaiam vender para a prefeitura, cliente mais festejado pelos empresários e banqueiros?
Novamente um "esquema de festa de rua" abaianada. Estão prometendo trazer a Palmares o ARAKETO, de Salvador, em destaque! Enquanto isso, nenhuma proposta de revitalização ou reconstrução das nossas tradições momescas autenticamente pernambucanas.
O que esperar quando novamente está no poder dos festejos da cidade, a equipe que trouxe a moda do abaianamento do nosso carnaval no Governo de Ivanildo Pereira Alves (a pior administração do nosso Município)? Novamente mandando nas festas a equipe que implantou os blocos puxados por trios elétricos sem vínculos com as expressões culturais regionais autenticamente pernambucanas, e implantou a derrama de verbas da nossa cultura em contratos milionários de artistas de fora, deixando nossos artistas locais "chupando o dedo". E era quem criticava o Professor Douglas Marques, promotor de eventos dando prioridades a "trazer artistas de fora", com poucos investimentos nos artistas locais (na administração anterior, Professor Douglas ficou escanteado no isolamento da falida Fundação Casa da Cultura, enquanto o filho do ex prefeito liderava as festas de rua).
Mas é assim: uma coisa é criticar e outra é ter o poder nas mãos. Dos vínculos politiqueiros derivam as traições aos costumes e ao Movimento Cultural.
Não era novidade ocorrer isso na atual administração municipal palmarense. Ao expor projeto de governo, a equipe que apoiou o atual prefeito dos Palmares durante a campanha eleitoral 2008, mostrou uma vergonhosa proposta para a cultura, resumindo tudo em festas de praças e no pátio de eventos (Fui ver uma palestra anunciada pelo CDL, na ACIAP, que deveria ser do candidato Beto, e quem a proferiu foi Flávio Miranda, o atual Secretário de Educação Municipal).
Enquanto outras cidades com tradições culturais investem na cultura regional, atraindo turistas, Palmares continua nesse erro vergonhoso! Palmares, terra do "já era" e do "já aconteceu" e do "era assim e acabou": Era terra do Maracatú rural e do Maracatú do Baque Virado; era terra dos caboclinhos; era terra dos pastoris (Ascenso Ferreira quem conta, tem até uma obra de Mário de Andrade, "Danças Dramáticas Brasileiras", que cita Palmares terra de maracatus e de pastoris tradicionais, isso na época de Ascenso Ferreira, depois a omissão dos usurpadores da nossa prefeitura assassinaram nossa cultura).
Para que serve uma Fundação Casa da Cultura, com o nome de um grande artista de fama internacional, - Hermilo Borba Filho, - quando tantos que assumiram a presidência daquela Instituição, desrespeitaram o Estatuto dela (onde há Artigos citando prioridades ao apoio, fomento, promoção e divulgação dos artistas da terra e ao soerguimento da cultura regional)? Sempre as verbas da cultura levadas às derramas em festas demagógicas deturpadoras dos nossos costumes, levando o nosso povo a cultuar "enlatados" das modas passageiras.
Cidades investem na cultura regional porque o turista que vem a Pernambuco, quer ver as nossas tradições. Leia as crônicas da amiga Mariângela Celso Cavalcanti Borba publicadas em nosso site:
Nesse continuísmos de erros, Palmares nunca conseguirá atrair turistas e não voltará a compor o ranking das cidades de tradição cultural em nosso Estado e eu nosso Nordeste abençoado de riquezas culturais! E não poderá ser incluído no Calendário da Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR) e da Secretaria de Cultura e FUNDARPE como um dos Núcleos Potenciais de Produção Cultural do Estado de Pernambuco!
Palmares perdeu, vergonhosamente, o seu lugar de liderança literária no Estado de Pernambuco e sua hegemonia cultural popular que possuía no final do Século XIX e início do Século XX.
Luiz Portela de Carvalho, criou a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, a pedido dos artistas da Cidade (e sob exigência do seu vice na época, Francisco de Assis Rodrigues, que lançou uma série de exigências para aceitar a candidatura a vice daquele honrado político palmarense), com a intenção de soerguer a nossa cultura e colocar Palmares novamente entre as cidades principais da produção cultural pernambucana, em questões de cultos das expressões artísticas atuais e não somente como um marco na memória histórica. Porém, as administrações daquela Instituição transformaram ela somente em mais um lugar para repasses de verbas para festas e para cabides de empreguismos dos favores politiqueiros de campanhas eleitorais; sem deixar espaços para os verdadeiros guerreiros da cultura palmarense.
Palmares citada como "Terra dos Poetas", não se condiz ao título em sua realidade de vida dos artistas que ainda teimam aqui neste torrão. Parece mais "Terra dos Poetas esquecidos" ou "Terra dos Poetas exilados", porque quem quer evoluir tem que sair da cidade em busca de onde terá apoios. Não há incentivos para divulgar seus valores culturais a não ser parcas divulgações de uma memória de um passado (no governo anterior nem isso teve).
Palmares que antes era terra de maracatus, hoje não tem nenhuma agremiação cultuando maracatu. E no Recife, o maracatu Porto Rico é marco e prova da triste realidade que ele foi criado em Palmares e teve que sair para o Recife, onde se eterniza completando mais de 100 anos de existência!
Quem cria entidades culturais em Palmares, sejam literárias, teatrais ou carnavalescas, se não tiverem vínculos com algum Partido, se não submeter-se aos ditames dos senhores donos da politicagem local, com certeza não tem espaços. E assim vemos sucumbindo a Academia Palmarense de Letras e o famoso Clube Literário (que possuía biblioteca com mais de 50 mil livros, que não foram preservados pelos governos incompetentes que usurparam posse do espaço onde hoje é a Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto; teve como Membros nomes famosos internacionalmente como Hermilo Borba Filho, Ascenso Ferreira, Jayme Griz e teve visitantes ilustres em reuniões do final do Século XIX, como o Conde D'Eu, esposo da Princesa Isabel e foi um fórum ativo em prol da Proclamação da República, recebendo visitantes como Joaquim Nabuco e Silva Jardim, etc). E enquanto em cidades com seriedades nos tratos com as tradições locais seus governantes investem para manutenção das agremiações populares, aqui em Palmares as agremiações carnavalescas se acabaram abandonadas: Clube das Pás Douradas, Clube Lenhadores, O Leão, O Óleo, Jaguara, etc.
Um exemplo atual dessa triste realidade é o GRUCALP, ONG que teve verbas negadas em governos anteriores, mesmo tendo amparo de Lei de Utilidade Pública para a Instituição que existe há mais de 45 anos! No governo anterior, por exemplo, o genro do ex prefeito caluniou a entidade cultural de dar golpes na verba da cultura, quando não tinha sequer conta bancária em nome do GRUCALP! E uma verba reservada no orçamento de 2005, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 2004, no valor de 350 mil Reais, nunca foi repassada! Então, quem deu golpe financeiro?
Mas o GRUCALP existe e resiste às intempéries desses omissos ignorantes. Eles passam porque mandatos são de 4 anos e os artistas têm vínculos na Eternidade da Arte Libertadora, enquanto eles ficam agrilhoados nos pesos de suas consciências pelas venalidades impetradas e não são os Tribunais de Contas ou Tribunais Criminais que farão a Justiça final e sim nos passos finais da vida quando deixarem suas carcaças degenaradas pelo tempo e pela maldade, apodrecendo debaixo da terra e suas almas irão prestar contas ao Juiz Celestial (acho que a maioria dessa politicalha é descrente e pensa que tudo termina aqui e não entendem o valor real levado da vida não é de bens materiais, mas do que se faz de bom em prol da nossa gente).
O mal costume de dar valor somente ao que vem de fora, rejeitando os grandes talentos locais, foi implantado por grupos politiqueiros locais na intenção de esfacelar o Movimento Cultural, com medo do poder de formação de opinião popular dos artistas. Nenhum algoz social quer Movimento Cultural fortalecido e atuante. Cultura leva o povo a raciocinar sobre os desmandos e sobre os malefícios das tramas do poder econômico deturpador da sociedade num venal complô usurpador do poder político; usando a miséria popular para comprar votos e se manter no poder através dos favores sociais embuçados nos ditos "projetos de emprego e renda" ou das clientelistas "bolsas famílias" ou "contratos temporários de trabalho em prefeituras", etc.
A Mídia faz a cara do artista e do brasileiro. O povo engole e consome o que a tv e as emissoras de rádios influenciam suas mentalidades robotizadas pelas ondas da propaganda. Então se aparece na TV e toca no rádio em nível nacional, será bom para o povo em todo lugar. Esse o sistema criado pelos detentores do poder dominante.
Mas para a maioria de um povo sem educação politica e sem conhecer sua história cultural, os demagogos no poder continuam investindo no que é mais fácil: atrás do trio elétrico vai até quem já morreu! É o uso da Mídia embotadora das mentalidades débeis desinformadas sobre nossas tradições por culpa de quem ocupa os cargos públicos.
Palmares terá festa de carnaval, mesmo enquanto os funcionários públicos municipais estão revoltados com o atraso do salário de janeiro. Funcionários que se acostumaram com os pagamentos do governo anterior todo dia 25 de cada mês (25 o número do Partido do ex prefeito que não conseguiu reeleição e deixou esta "casca de banana" na qual a atual administração pisou de cheio e escorregou).
Aqui estamos registrando os fatos. Fatos não registrados são páginas em branco da História. E cada personagem da trama sócio-politiqueira escolha como vai entrar na História!
Critico, escrevo, publico e assino.

Jaorish Gomes Teles da Silva


Veja mais sobre Palmares:

* - Em Palmares (PE): Governo da moenda espremendo família de artistas!
* DESEMBARGADORES DO TRE DECIDEM SE HAVERÁ OUTRA ELEIÇÃO EM PALMARES E EM OUTROS MAIS DE 11 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS, CUJOS PREFEITOS FORAM EMPOSSADOS SUB JUDICE
* - Prefeito dos Palmares (PE) e seus assessores.
* - Em Palmares (PE), efeitos colaterais de uma eleição...
* TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL: ATUAL PREFEITO DOS PALMARES CONTINUA NO GRUPO DE RISCO E PODE PERDER MANDATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário