domingo, 3 de maio de 2009

* Revistas da semana: resumos das principais manchetes

Veja
A candidata e o câncer
• O impacto da revelação nas chances de Dilma Rousseff suceder a Lula na Presidência
• A vergonhosa politização do drama pessoal da ministra
• O diagnóstico precoce e os remédios modernos curam 90% dos pacientes
• Tratamento: como ela reagiu à primeira quimioterapia

Pandemia
Por que a gripe suína assusta tanto o mundo

China pós-crise – A potência asiática prepara seu bote
Entrevista: José Antonio Toffoli
– Direito não é fé – O advogado-geral da União e candidato a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal é contra o aborto mas defende a tese de que a decisão final pertence às mulheres. (págs. 17, 20 e 21)
O câncer no palanque – O governo tenta transformar um assunto grave e delicado, a doença da ministra Dilma Rousseff, em trunfo para a campanha presidencial do próximo ano. (págs. 58 a 63)
A químio já começou – A ministra Dilma Rousseff submeteu-se à primeira sessão de quimioterapia em 20 de abril, cinco dias antes de ela anunciar ser portadora de um câncer no sistema linfático. Ela fará mais cinco aplicações. (págs. 64 a 67)
Sinais de vida – Os deputados finalmente reagem à pressão da opinião pública e correm a disciplinar a farra das passagens aéreas. (pág. 68)
2009, o ano do G-2 – Mas se os Estados Unidos não se cuidarem pode ser que a China saia da crise ainda mais forte e faça o G-1 sozinha. (págs. 74 a 84)
A prova de fogo do dragão – A crise mostra a sua cara lá, sim. Mas é para o país que mais dinheiro tem para investir que todos olham com curiosidade e esperança: a China é o motor da recuperação da economia mundial. (págs. 89 a 98)As crises passam – Armínio Fraga assume a presidência da BM & FBovespa com planos de aproveitar a economia em baixa para ganhar mercados. (pág. 100)
Maílson da Nóbrega – Ainda o idiota – Enquanto Galeano escrevia suas bobagens, surgiam estudos sérios para explicar por que a América Latina perdeu para os EUA e o Canadá o lugar de região mais rica das Américas. (pág. 105)
Pânico – Um novo vírus da gripe paralisou o México e mostrou que os países estão levando a sério a previsão de que cedo ou tarde teremos uma pandemia mortal. Mas é improvável que seja desta vez. (págs. 110 a 114)
Cem dias de mel e fel – Nenhum outro presidente americano chegou ao centésimo dia de governo com aprovação tão alta quanto Obama – 68%. Mas também como poucos ele acirrou a radicalização nos Estados Unidos. (págs. 116 a 118)
Um fóssil se vai – Os ministros do STF sepultam a Lei de Imprensa, que vigia desde o auge do regime militar. (pág. 120)
Diogo Mainardi – Mais e menos inteiros – “Um brasileiro com linfoma que toma MabThera tem mais chance de sair inteiro do lado de lá do que um brasileiro com linfoma que é atendido pelo SUS e não toma MabThera.” (pág. 147)

------------------------------------------------------------------------------------
Época

Perigo! Gripe suína

• O novo vírus que ameaça milhões de pessoas
• Como a doença surgiu
• Como se proteger
• Como o Brasil deve enfrentá-la

Dilma

O efeito do câncer na disputa de 2010

Escândalo da babá
O ex-diretor do Senado fala, acusa e dá nomes

Mais negócios da ex-babá
A laranja do ex-diretor João Carlos Zoghbi controlava cinco empresas que fizeram negócios com pelo menos quatro bancos dentro do Senado. Mas alguns senadores querem limitar a investigação. (págs. 36 a 39)
Todas as acusações do casal Zoghbi – Acuados pela revelação do esquema da babá, João Carlos e Denise Zoghbi dizem que um enorme esquema de corrupção controla os contratos do Senado. (págs. 40 a 43)

Entrevista – Fernando Gabeira – “Abro mão de ser a reserva moral”
– O deputado diz que assumir erro no uso de passagens aéreas feriu sua imagem, mas fez bem a ele. (págs. 44 e 45)

Um câncer no caminho – Vítima de um linfoma, mas com boas perspectivas de cura, Dilma Rousseff segue na campanha e até pode ganhar pontos na próxima pesquisa eleitoral. (págs. 46 a 50)
O que Dilma pode aprender com Gleide – A ministra da Casa Civil tem grandes chances de vencer o câncer linfático. A professora Gleide Galvão passou pelo mesmo tratamento. Eis a lição que seu caso ensina. (págs. 56 a 58)

Agência de pagamentos – Às véspera de audiência na Câmara sobre acordo de R$ 178 milhões, surgem mais evidências de indenizações estranhas feitas pela ANP a usineiros. (págs. 64 e 65)

Um prefeito cassado a cada 16 horas – Um levantamento inédito mostra que a lei da compra de votos está produzindo um recorde de cassações. (págs. 68 e 70)

Nossa política – Ricardo Amaral
– Quanto custa ser deputado? Por sobrevivência, os parlamentares podem se animar a fazer uma reforma política básica. (pág. 71)

Por que não reduzem para sempre? – O corte de impostos implementado pelo governo mostra que, com menos encargos, é possível criar um círculo virtuoso na economia – com ganhos até para o Fisco. (págs. 72 e 74)

Nossa economia – Paulo Rabello de Castro – Está inaugurada a era do calote – Em matéria de confiança financeira, temos de decidir se estamos mais para caloteiros ou para bons pagadores. (pág. 80)

Será uma boa ideia recebê-lo?
– Por que a vinda do presidente do Irã ao Brasil pode causar mais que um pequeno desconforto para o governo Lula. (págs. 83 e 84)

A ameaça da gripe suína – Como surgiu o vírus que está provocando uma epidemia mundial, o risco que ele representa para milhões de pessoas e os esforços para detê-lo. (págs. 98 a 104)

A outra epidemia – a do medo – Repórter de Época no México mostra como um vírus pode paralisar um país inteiro. (págs. 105 e 106)

Educação – Como avaliar sua escola – O Enem é o instrumento mais confiável para julgar o nível dos colégios particulares. Saiba como interpretar seus resultados. (págs. 123 a 126)

Nossa antena – Ruth de Aquino – Moço, tem vacina contra a ignorância? – Ouvir de Lula que “Dilma não tem mais nada” é um pouco demais. Porque é mentira. (pág. 138)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

As viagens do juiz
Documentos do STJ mostram como o ministro do Supremo Tribunal Carlos Alberto Direito solicitava à Receita Federal e a companhias aéreas privilégios para mulher, filhos, nora e amigos

Gripe suína
O mundo se prepara para enfrentar uma nova pandemia
Entrevista – Mario Mantovani
“A cultura do Brasil é de degradação” – Ambientalista diz que não há consciência ecológica no País. Mas o esforço para mudar esse cenário cresce na sociedade. (págs. 6, 8 e 10)
Editorial
– A faxina do Congresso – Acreditar piamente que o Congresso brasileiro vai mudar por inteiro com a proposta de reforma lançada por seus líderes é otimismo. Apostar em uma sacudida que limpe em parte os anacronismos é mais pragmático. Não desanime. Trata-se de um avanço e tanto. (pág. 20)
Exclusivo: O esquema vip no Judiciário – Contrariando uma norma do STJ, o ministro Carlos Alberto Direito, do STF, fazia uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. (págs. 36 a 41)
Brasil:
Exclusivo – Mordomias no embarque
– “Atendimento especial” – Ofício do STJ pediu à Receita, à PF e à Infraero para facilitar o trânsito de Wanda, mulher de Direito, que chegava de Londres. (págs. 42 a 44)
O fator câncer
– É difícil os políticos assumirem a doença, muito menos em público e durante uma campanha eleitoral. Mas a ministra Dilma Rousseff acredita que pode vencer esse estigma e convencer os eleitores de que tem condições de disputar a sucessão de Lula. (págs. 46 a 48)
Comportamento
– Cientistas em débito com o país – Pesquisadoras do CNPq são condenadas a pagar à União por não voltarem ao Brasil após o término da bolsa. (pág. 62)
O mundo em alerta
– Um tipo de vírus de gripe jamais detectado no homem se dissemina pelos países e ameaça com uma nova pandemia. (págs. 72 a 77)
O medo do confisco
– Governo ameaça mudar regras da poupança antes de eleição e espalha pânico entre os investidores. O melhor era não mudar nada. (págs. 94 e 95)
Meio ambiente
– Por que o tempo está louco – Uma nova teoria diz que a destruição das florestas é responsável pelas mudanças climáticas extremas. (págs. 98 e 99)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro


As marcas mais valiosas do Brasil 2009

Ranking exclusivo Dinheiro/BandAnalytics revela: As grandes grifes nacionais começam a conquistar espaço no cenário global e, graças a sua força, as empresas ficam mais protegidas em momentos de crise

Gripe suína

A praga que contaminou a economia de um país

Bolsa

A missão de Armínio Fraga no comando da BM&FBovespa

Entrevista/José Goldemberg

“Não precisamos de energia atômica”. (págs. 26 a 28)

Economia – “Eu sou o assessor do cara”

– O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comemora o momento histórico da política externa e diz que Lula e o Brasil serão ainda mais influentes no cenário global. (págs. 36 a 39)

Um país contaminado

– A gripe suína paralisa o México, já debilitado pela dependência dos Estados Unidos, pelo aumento da violência e por capitais em fuga. (págs. 40 a 42)

BB acelera o crédito

– Como Aldemir Bendine, novo presidente do Banco do Brasil, pretende conciliar as demandas do governo com as dos minoritários. (págs. 46 e 47)

O novo dilema sindical

– Cenário adverso nos índices de emprego leva trabalhadores a buscar apoio nos sindicatos, mas, desta vez, há pouco espaço para conquistas. (págs. 49 e 50)

Presentes para o presidente

– Em seis anos de governo, Lula já bateu todos os recordes como o chefe de Estado brasileiro que mais recebeu mimos. São objetos que vão desde charges até comendas de outros países. O que fazer com tudo isso? (págs. 80 a 82)

A missão de Armínio na Bolsa

– O que significa a posse do investidor na presidência do Conselho de Administração da BM&FBovespa. (págs. 92 a 94)

Artigo

– José Roberto Mendonça de Ramos - Uma análise viva e articulada – O maior erro do governo atual foi o de ter gasto o bônus da sobrearrecadação resultante da grande formalização de empresas e trabalhadores com um inchaço inédito na máquina estatal. (pág. 106)


------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital


Dilma e sua luta

Quando os adversários são piores que a doença

Gripe suína:

Os riscos reais da epidemia

Especial turismo:

A hora de apostar no mercado interno

Exclusivo

A governadora do Pará denuncia as pressões de Greenhalgh e Gilmar Mendes a favor de Daniel Dantas

Mino Carta

Casa-grande e senzala, sempre – Legislativo e Judiciário vivem uma estação de profundo descrédito. A explicação é fácil. (pág. 18)

Dilma não se entrega

– Pré-candidata – A preferida de Lula não se abala com a doença e permanece na arena. (págs. 22 a 26)

As denúncias de Ana Júlia

– Entrevista – A governadora do Pará fala de Greenhalgh, Gilmar Mendes e Dantas. (págs. 28 a 31)

O protesto de Amaral

– Judiciário – Desembargador reage contra ameaças a colegas em tribunal federal. (págs. 32 e 33)

Vestibular em xeque

– Enem – Mais do que uma alternativa de seleção, o exame feito no final do ensino médio poderá melhorar o currículo das escolas. (págs. 34 e 35)

O Brasil para os brasileiros

– Em meio à crise mundial, a saída está em estimular o mercado interno. (Especial, págs. 39 a 62)

Se os EUA espirram...

– Gripe – A nova epidemia mostra como os sistemas de saúde são vulneráveis. (págs. 64 a 66)

Epidemia de despreparo

– Saúde – Com exceção da Europa, a mídia e os governos orientaram mal a população. (págs. 67 e 68)

Mente bolivariana

– Entrevista – Primeiro presidente reeleito no Equador, Rafael Correa tenta colocar em prática o “socialismo do século XXI”. (págs. 70 a 72)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME


Sinais de vida na economia

Nove dos mais influentes economistas da atualidade explicam o que há de real – e o que é ilusório – nos primeiros indícios de recuperação da economia mundial

Exclusivo: O que já mudou- e o que vai mudar – com a fusão entre Itaú e Unibanco

Sinais de vida na economia

Ao redor do mundo, surgem as primeiras fagulhas de esperança na recuperação. Mas elas serão capazes de dar partida na economia mundial? (págs. 18 a 30)

Licença para gastar?

– Em meio à onda global de ativismo do Estado no combate à crise, o governo brasileiro começa a flertar perigosamente com a irresponsabilidade. (págs. 36 a 39)

Transfusão de gestão

– Administrado pelo Albert Einstein, o hospital municipal M’Boi Mirim é um ótimo exemplo de como os princípios da gestão privada podem – e devem – ser aplicados no setor público. (págs. 42 e 43)

O sem-terra que produz

– O argentino Gustavo Grobocopatel, dono da Los Grobo, avança no meio rural brasileiro com um modelo de negócios inovador – ele não é o dono das propriedades que cultiva. (págs. 46 e 47)

VidaReal

– J.R. Guzzo – “Por que não te calas?” – A frase proferida pelo rei espanhol caberia como uma luva a dois dos mais importantes homens da Justiça brasileira. (pág. 53)

Grande, poderosa e problemática

– A união entre VCP e Aracruz vai criar o maior produtor de celulose do mundo – que vai nascer, porém, com problemas igualmente grandes para resolver. (págs. 56 a 58)

Um presidente sob pressão

– O empresário Josué Gomes da Silva, presidente do maior grupo têxtil do país, já sofria com os efeitos da crise americana e o avanço dos concorrentes. Agora tem de lidar também com a ira dos investidores. (págs. 62 e 63)

Exploração num barril de pólvora

– As grandes petrolíferas estão convencidas de que o Iraque voltou a ser um lugar seguro o suficiente para receber novos investimentos. (págs. 72 e 73)

A melhor saída para a crise

– Graças a uma poupança feita na boa fase da economia, o Chile colocou em prática um ótimo plano para enfrentar a recessão. (págs. 77 e 78)

O velocista

– Liderada por Roberto Setúbal, a integração do Itaú Unibanco acontece num ritmo bem mais acelerado que a média de fusões desse porte. Mas é bom lembrar: o trabalho mais difícil começa agora. (págs. 110 a 115)

Na contramão do mundo

– Enquanto investidores de todo o planeta fogem de bancos de investimento, André Esteves resolveu gastar 2,5 bilhões de dólares para ter o seu de volta. (págs. 128 a 132)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário