terça-feira, 6 de agosto de 2013

* Informativo do Conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá

Aty Justiça e Paz
No dia 05/08/2013, sem a resposta do governo e justiça do Brasil ,a comunidade Guarani e Kaiowa de Tekoha Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS retomou/reocupou uma parte de seu tekoha território tradicional, mas à noite comunidade voltou e recuou da retomada para aguardar o resultado da reunião do governo federal que está prevista para o dia 07/08/2013 no ministério da justiça.
Segue os motivos principais que levaram a comunidade Guarani e Kaiowa a começar a retomada de Pyelito Kue/Mbarkay:
Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil
Nós (60 homens, 60 mulheres e 80 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, mais uma vez viemos através desta carta apresentar a nossa situação mísera e isolamento na margem do rio e cercado de riacho e lama onde já sobrevivemos isolados e sem estrada e entrada há mais de um ano. Estamos isolados em 1 hectare de riacho e cercado de lama. Há mais de dez anos, reivindicamos ao governo federal e justiça a posse de nossa terra antiga para morar de formas mais dignas, precisamos cultivar e produzir os nossos alimentos. Faz um ano, pedimos a entrada de assistência à nossa saúde no acampamento, pedimos escola, mas até os dias de hoje não recebemos as nossas reivindicações, as nossas demandas estão sendo ignorados pela justiça e estamos enrolados pelo governo. Por isso decidimos retomar a nossa tekoha. 
A Justiça Federal determinou a entrada de assistência para nós, mas os fazendeiros não permitem a entrada de assistência para nós Guarani e Kaiowá de Pyelito kue/Mbarakay, fazendeiros continuam fechando a porteira da ambulância, de assistências sociais, os jagunços das fazendas ameaçam nossas comunidades que circulam pela área, eles soltam cachorros bravos e lançam tiros sobre os indígenas para intimidar as nossas circulações dos Guarani e Kaiowa pela área antiga. Há mais de vinte anos demandamos as nossas terras antigas tekoha, estamos aguardando a posse de nossas terras tradicionais que já foi identificadas e delimitadas em janeiro de 2013.
Diante de nossas situações relatadas, no dia 05 de agosto de 2013, após aguardar a decisão do governo e justiça, às 15h00min, quando não recebemos nenhuma decisão do governo e da Justiça Federal começamos a reocupar uma parte de nosso território demarcado. À noite, recebemos a comunicação oficial de Brasília-DF que a solução para nossa terra Pyelito Kue/Mbarakay sairá no dia 07 de agosto de 2013. Frente à comunicação, voltamos ao nosso acampamento na margem do rio (1 hectare) para aguardar o encaminhamento do governo e justiça federal sobre a posse de nossa tekoha Pyelito kue/Mbarakay.
Aqui em nosso acampamento na margem do rio, já sofremos muito e estamos todos isolados, massacrados, doentes e morrendo. Já decidimos em reocupar a nossa terra antiga onde seremos mortos pelos pistoleiros das fazendas. Sabemos que seremos expulsos e violentados daqui de nossa terra antiga pelos pistoleiros ou policiais, porém vamos retomar a nossa terra tradicional, essa é a nossa decisão. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos em retomar o nosso tekoha, não vamos mais aguardar não, já aguardamos há duas décadas, a justiça e governo do Brasil estão enrrolando nos indígenas Guarani e Kaiowá. Não temos outra opção, vamos retomar sim o nosso tekoha, esta é a nossa última decisão unânime diante de nossas situações míseras e isolamentos.
Atenciosamente,
Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS
Tekoha Pyelito kue/Mbarakay, 05 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário