sexta-feira, 14 de março de 2014

* Governo do Estado de Pernambuco enviou Batalhão de Choque da PMPE contra pacíficos manifestantes em Serro Azul

Fotos e imagens mostram a revolta dos moradores das áreas de risco da Barragem de Serro Azul, em Palmares - PE.
Esta semana o Governo do Estado enviou tropas do Batalhão de Choque da PMPE para reprimir manifestantes que fizeram acampamento, bloqueio da PE 103 e pararam obras da barragem. Os policiais munidos de escudos, bombas de gás e balas de borracha acionaram os artefatos bélicos contra os manifestantes que estavam em protesto pacífico.
As reivindicações são sobre pagamentos de idenizações, construções de moradias para os cidadãos residindo na área de risco da barragem. E várias comunidades rurais estão sem poder escoar a produção agrícola por motivos de problemas nos desvios da PE 103 derivados da construção da barragem.

Outra crítica feita pela população diz respeito a supostas fissuras no paredão da barragem, que teriam sido causadas pela chuva. “Essa obra está mal construída e quem está pagando somos nós, a população. Vamos ficar no prejuízo porque querem nos mandar para a área urbana. Como vamos plantar?”, questionou o morador João Faustino.
Moradores da área de risco testemunharam que "o paredão que é 70% de barro está se diluindo como algodão doce" (vejam vídeos abaixo).


Nenhum representante da Seinfra se pronunciou sobre as denúncias.

Os moradores de Serro Azul disseram à reportagem da Rádio Nova Quilombo FM que já deveriam ter sido retirados do local há dois dias, mas não receberam nenhuma ordem de despejo nem receberam as indenizações prometidas no acordo com o Governo.

Eles afirmaram que a obra está prejudicando as pessoas que residem na área, estão sofrendo com a poeira causada pela obra e também amedrontadas com as pedras que caem em cima das casas, por conta de explosões das pedreiras. “O Governo promete e não cumpre. Nós estamos reivindicando nossos direitos”, disparou o agricultor Elson José da Silva.

Grande falha de comunicação do Governo do Estado, desde início das obras, como nossa reportagem acompanhou (vejam links no final desta matéria). E o povo sentiu muito a falta da presença do Prefeito dos Palmares que deveria ser "a ponte entre o povo e o Governador", e não acompanhou de perto a obra que é no território do Município que ele administra.

Abaixo, vídeos filmados por moradores manifestantes vítimas da barragem em Serro Azul, Palmares - PE mostram cenas da chegada do Batalhão de Choque da PMPE e como agiram contra os manifestantes:














Veja mais reportagens sobre a Barragem de Serro Azul, no Distrito de Serro Azul, em Palmares - PE, que nossa reportagem acompanha desde 2011:

* Protesto paralizam obras da Barragem de Serro Azul e bloqueiam rodovia PE 103.


Nenhum comentário:

Postar um comentário