segunda-feira, 5 de agosto de 2013

* Movimento Contra a Corrupção por Estado

Páginas do MCC por estado


Projeto de Organizações Estaduais (Seccionais do Movimento Contra Corrupção)


    Prezados amigos do Movimento Contra Corrupção, gostaríamos de anunciar que começamos a organizar componentes estaduais do movimento. Dessa maneira, existirão organizações estaduais holisticamente interligadas, com lideranças e participação regional ativa.

  Com isto, pretendemos começar a sanar alguns obstáculos à nossa atuação na mudança de nosso país:
  1. Distância: Ainda que os meios virtuais em muito contribuam para a divulgação da informação, para a conscientização, a reflexão, a mudança de si e a mobilização, a distância física entre os organizadores do movimento e as diversas comunidades conscientes do país impede maior contato e desenvolvimento de relações autônomas, ainda que coligadas.
    Páginas específicas para cada estado e, futuramente, para cada cidade ou microrregião concederão ensejo para atuação mais unida e majorada no âmbito das situações regionais, entendendo as idiossincrasias e especificidades de um país de dimensões continentais.
  2. Imprecisão: Haja vista a necessidade de acompanhamentos próximos das temáticas em cada região, cremos que isto auxiliará na resolução de problemas de carência de Especialização e Especificação (abordados infra).
  3. Falta de União: Mediante a solução de problemáticas próximas, cotidianas e mesmo pessoais, promovendo um contato mais direto e com efeitos mais práticos e breves - ainda que não imediatos - na resolução de problemas típicos e específicos de cada unidade federativa. Maior união será promovida, cremos, pela observância de resultados - além dos dimanados - também próximos e facilmente mensuráveis.
  4. Regionalização Excessiva e Polarização: Pretendemos que seja reduzida drasticamente a polarização coetânea da atuação de nosso movimento, a qual está se dando, precipuamente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
  5. Efetivo: A organização de comunidades estaduais coligadas permitirá acréscimo de efetivo para a conscientização da população, para a organização de manifestações, passeatas, entre outros (inclusive de modo mais eficaz e eficiente em suas respectivas regiões).
  6. Especialização: A divisão em estados permitirá uma maior especialização dos discursos, dos modos de atingir a população, dos temas e conteúdos a serem abordados segundo os problemas típicos de cada região.
  7. Especificação: Cremos que isto permitirá a abordagem mais efetiva e hígida de temas concretos e próximos, o que é, não raro, distanciado quando ocorre a necessidade de abrangência de temáticas de relevância nacional, posto que pouca distinção fariam para cidadãos de outras regiões, tendo em vista a distância.
    Destarte, não olvidando que a corrupção no país não ocorre apenas no Governo Federal (mormente, no Congresso Nacional), mas em prefeituras, subprefeituras, órgãos públicos em geral, câmaras de vereadores, entre outros, a existência de subgrupos do movimento altamente especializados permitirá e endossará a fiscalização, o controle, a crítica e a denúncia a respeito desses problemas.
  8. Contato com a População: Almejamos sanar o problema da carência de contato físico e “real” (por este termo, contrapondo-se ao virtual) em manifestações e reuniões de interesse do país. Assim, aventando-se agrupamentos organizados para cada realidade específica do país, poderemos induzir um contato mais próximo com a população, inclusive com aqueles privados ou semi-privados dos meios de comunicação virtual.
  9. Desenvolvimento de Efetivo por Contatos Pessoais: Desse modo, amealharemos novos participantes por meio de convites diretos a familiares, amigos e conhecidos em geral, não nos cingindo a abordagens virtuais distanciadas.
  10. Aporte de Informações de Relevância Nacional: Tendo em tela a carência dos meios de comunicação na divulgação e promanação de informações pertinentes à causa, inúmeras informações a respeito de métodos, ocorrências, situações, contexturas e outras, típicos de certas regiões, poderão vir a lume com a participação de indivíduos insertos nas mais variadas situações e alocações do país.
  11. Mobilização Específica: Possibilitação de definição de locais específicos, divulgação física e virtual especializada de manifestações, promoção de encontros e atuações sociais, passeatas, entre outros. Grupos específicos coesos, ainda que menores, possibilitarão maior controle, movimentação e angariamento de adeptos.
  12. Disponibilização de Sedes Físicas para o Atendimento da População: viabilização de sedes físicas e virtuais para a conscientização, a promoção de palestras, atos educacionais, formação de parcerias com entidades conterrâneas etc.
  13. Formação de Reservas da Liderança Nacional: em caso de imprevistos e de ocorrência de óbices aos responsáveis e sub-responsáveis pela liderança nacional, as seccionais, com suas subestruturas, possibilitarão maior segurança organizacional, servindo, inclusive, como cadastros-reserva para a organização do movimento.

  Isto posto - entre outras motivações -, anunciamos que precisamos da colaboração de interessados provindos de todas as partes de país, de forma que nossos projetos para o Brasil possam se tornar, ainda que paulatinamente, efetivamente concretos. Convocamos todos os interessados a nos contatar pelos seguintes meios:
  
E-mail: contracorrupcaomovimento@gmail.com
 
Texto de autoria de Caio Mecenas, com a colaboração de Ernani Fernandes.

Assinam este documento:

Caio Nogueira
Paula Waldrich
Ernani Fernandes
Allan Carvalho
Caio Mecenas
Antônio Martins
Stephanie Almeida
Mário Almeida
Thaïs Chaves
Fernando Nogueira
Felipe Carvalho
Flávio Dërlin
Luísa Menezes
Tâmara Sembranely
Gabriel Fortunato
Miguel Prim
Paulo Otack
Felipe Cantareira
Rodrigo Vieira

  Páginas específicas para cada estado:

São Paulo


Minas Gerais

Espírito Santo

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Rio de Janeiro


Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Rondônia


Acre


Amazonas


Pará

Tocantins

Amapá

Maranhão

Piauí

Ceará

Rio Grande do Norte

Paraíba

Pernambuco

Alagoas

Sergipe

Bahia

A seguir, conheça as páginas das seccionais - organizações estaduais do MCC -, pelas quais você poderá contribuir para expandir a luta contra a corrupção em sua região, conhecer pessoas próximas e coligar forças, agendar, avençar e divulgar ações, colaborar em grupos de fiscalização estadual, entre outros. 
Saiba mais sobre as organizações estaduais clicando aqui.

São Paulo

Minas Gerais

Espírito Santo

Distrito Federal


Goiás

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Rio de Janeiro

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Rondônia

Acre

Amazonas

Pará

Tocantins

Amapá

 Roraima

Maranhão

Piauí

Ceará

Rio Grande do Norte

Paraíba

Pernambuco

Alagoas

Sergipe

Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário