quarta-feira, 10 de julho de 2013

* Ameaças não calaram nem fecharão nosso OLHO!

AVISO EM TEMPO: HÁ INDÍCIOS DA VOLTA À REPRESSÃO E PODAMENTOS À IMPRENSA!
ESTÃO QUERENDO FECHAR NOSSO OLHO E CALAR REVOLTOSOS!
Durante momentos de repressão ao nosso povo, nosso Jornal O OLHO sempre esteve solidário, tanto em nível local no Município onde temos Sede no Centro Cultural do GRUCALP (nosso apoio a sindicalistas, lideranças rurais, Movimento de Economia Solidária e estudantes comprovam nosso engajamento) quanto em nível estadual e nacional com cyberativismo, divulgando mensagens de solidariedade aos Movimentos libertários. Como agora estamos participando online desses Movimentos de revoltas em várias cidades brasileiras. Isso se chama de Imprensa Engajada!
Mas há quem não admita e não tolere IMPRENSA ENGAJADA. Vamos aos relatos:
GRUCALP surgiu com o Jornal O OLHO, em 1962. Jornal mimeografado, jornal publicado em Mural... Fundadores do GRUCALP perseguidos durante o AI-5 e detidos no DOPS RECIFE em Setembro de 1969, após conturbada Semana da Pátria em Palmares, quando redatores do Jornal O OLHO criticaram o Poder Dominante (história contada em nosso Perfil aqui no Facebook).
Mas após aquela fase, os governos dos anos 70, 80, 90 e até fins das gestões mais recentes, não houve ameaças nem exigências para nosso Jornal ou a Colméia das Letras retirar matérias, vídeos de reportagens. Mesmo os governos mais truculentos não se atreveram a mandar recados ou qualquer outro artifício de coerção.
Há quem inicie assessorias em administrações municipais dizendo que irá fazer diferente de quem foi opositor. E faz mesmo, principalmente quando após tanto criticar, repetem mesmos erros, quando se tornam piores que os criticados!
Imagine quando alguém em assessoria governamental que tanto criticou truculências e defendeu liberdade e Justiça de poderes antecessores, envia recados de ameaças a um órgão de imprensa. Ora, não publicamos nada contra nenhum governante. Apenas publicamos reivindicações populares.
E temos provas de como esse falso socialista com resquícios fascistas quis induzir lideranças a não aceitar nossa reportagem gravando depoimentos e reuniões.
Coerção, repressão à liberdade de imprensa, cerceamento da liberdade de expressão, reivindicação infundada de imprensa imparcial. Essas as características de quem no palanque disse lutar por Justiça, liberdade, Igualdade social e socialismo? Enquanto isso, o governante anterior que tanto criticaram, nunca enviou recadinhos repressores à imprensa, nunca ameaçou ações judiciais contra nosso Jornal O OLHO e à nossa COLMÉIA DAS LETRAS.
Reação ridícula porque publicamos algumas reportagens denunciando ações mesquinhas de politicagem provinciana. Se quer aparecer com boas coisas então aja pelo bem comum!
E se algo publicado por Nosso OLHO incomodou, então somos bem vistos pelos internautas! Essa reação apenas mostrou nossa abrangência de formação de opinião!
Perseguição apenas mostra reconhecimento ao nosso OLHO!
Quem se atrever a processar nosso Jornal O OLHO entrará na História com esse marco. E com certeza se diferenciará de administrações anteriores que não fizeram isso. Com certeza se colocará na lista dos repressores de intelectuais e se assemelhará aos torturadores mentais, físicos e intelectuais da época do Governo Militar, contra os quais os Digníssimos pretensos defensores do socialismo discursaram contra.
Quando usurpam o poder público utilizam mesquinhez do policiamento, a infiltração, tentativas de induções do povo contra a imprensa de resistência; tramóias perseguidoras aos líderes que não foram cooptados e submetidos às suas botas. Vergonha para quem se dizia contra tudo isso! Isso existe ainda no tempo atual?
E como é que um assessor de Governo tem medo de ser filmado? Tem medo de ficar prova do que prometeu ou do que afirmou? Baixeza querer influenciar lideranças populares para não serem filmadas por nossa reportagem. Mas o resultado foi contrário do que pensaram, pois onde há irmandade e solidariedade a maldade não influi!
Citamos atitudes de respeito e bom acolhimento à imprensa: o Prefeito dos Palmares – PE, Prof. João Bezerra Cavalcanti. Ele nunca se negou a receber bem, ceder entrevistas e até deixou nossa reportagem filmar reunião interna dele com Secretários e com sindicalistas (ele disse que a Prefeitura dos Palmares está sempre aberta para nossa reportagem e que nos sintamos em casa). Esse político tem um raciocínio progressista e sabe aproveitar momentos com a imprensa. Evidentemente que acolhendo bem a imprensa os políticos terão divulgação. É extrema burrice governantes e assesores podar ações da imprensa (veja como foi péssimo para os governos quando policiais e seguranças agiram violentamente contra repórteres durante essas revoltas em São Paulo e Rio de Janeiro).
Então esses assessorezinhos com resquícios despóticos e querendo até ensinar a fazer imprensa quem leva avante uma herança de lutas de 50 anos, deveria seguir o exemplo do Prefeito citado! Orquestra que não segue comando do Maestro, fica fora do andamento e desarmonizada; não conseguindo platéia ouvinte para assistir o desCONCERTO e tudo sucumbe num desGOVERNO!
Os grandes empresários, os políticos ligados ao Poder Econômico e que está no poder governamental já tem a Mídia nas mãos. O povo é que precisa de apoios, solidariedade. E no mundo há a liberdade de escolha da impJrensa se quer ser comprada por esses detentores do poder econômico ou seguir a trilha da solidariedade aos oprimidos! Escolhemos esse caminho em prol das vítimas da opressão e como dizemos na introdução dos nossos vídeos, JORNAL O OLHO, A VOZ DA COMUNIDADE NO AR!
Mas quem segue por esses rumos em prol do povo sofrido, “leva pau no lombo!” Os “poderosos” usam todas as armas, principalmente judiciais (que deveriam ser usadas para o combate à corrupção) contra quem defende os oprimidos.
Quando somos pressionados, somos mais teimosos e aumentamos nosso engajamento em prol da voz do povo revoltado e vítima dos hipócritas falseadores de discursos sem ações efetivas.
Quem persegue nosso Jornal O OLHO está perseguindo uma História de mais de 50 anos!à
Nosso OLHO não está à venda e nunca esteve. E não bajulamos ninguém.
E todos têm o livre arbítrio de entrar na História. Há quem escolha entrar como herói e alguns cegos politiqueiros escolhem entrar como vilões. Cada pessoa em destaque social escolhe seus caminhos e marca a História como quiser.
Os chicotes apenas avivam o anseio de liberdade!
Não citamos nomes porque não queremos citar quem não merece exaltação. Não daremos ibope para empafiosos inebriados pelo poder. Eles passarão como outros passaram, enquanto continuamos nossa luta geração após geração. Esquecem como os cargos são passageiros e a temporalidade do poder que pensam ter.
Mesmo que impeçam nossa reportagem de agir, algum dia será um de nós que contará a História da qual eles já se tornaram personagens vilões!
Resistir é preciso!
Luz e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário