quarta-feira, 10 de julho de 2013

* MANIFESTO EM PALMARES - PE 27JUNHO2013

Manifestos contra a corrupção ocorreram em Palmares, dia 27 de Junho de 2013.
Houve duas passeatas diferenciadas: Uma saiu do Pontilhão Ferroviário, no Bairro Santo Antonio e outro saiu da Praça Bispo Pereira Alves.
Eis os vídeos:






Cenas do Manifesto promovido pelas vítimas da Ferrovia Transnordestina, em Palmares - PE, no final da tarde do dia 27 de Junho de 3013.
A caminhada de protesto saiu do Pontilha Ferroviário, no Bairro Santo Antonio e foi até a subseção da Justiça Federal em Palmares.
O manifesto foi aberto para todos os Partidos Políticos e Movimentos sociais de base. Incluíram reivindicações contra a monocultura, latifundios... Deixaram placas afixadas na parede da Justiça Federal.




Cenas do manifesto realizado em Palmares - PE. Dia 27 de Junho de 2013
Esse manifesto saiu do TOK SHOW e foi até a Praça Paulo Paranhos.
Várias reivindicações direcionadas aos Governos Municipal, Estadual e Federal.
Durante a caminhada o som do HIno Nacional Brasileiro.
Polícia Militar (10º BPM-PE) dando apoio de segurança aos manifestantes
Ao chegar na Praça Dr. Paulo Paranhos cantaram o Hino Nacional Brasileiro e recitaram o Pai Nosso.

Nas fotos, cenas do manifesto do dia 27 de Junho de 2013 em Palmares - PE, que saiu do TOK SHOW rumo à Praça Paulo Paranhos. Protestos envolvendo várias reivindicações populares, direcionados ao Governo do Estado e ao Governo Municipal e ao Governo Federal. Duração rápida, de por volta de 40 minutos. Percurso curto também. Os cartazes mostram os temas abordados pelos manifestantes:



















O 10º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sediado em Palmares - PE deu total apoio de segurança aos manifestantes, neste dia 27 de Junho, durante pouco mais de 40 minutos de manifestos. Os policiais nas calçadas, na frente, atrás e entre os manifestantes. Na realidade tinha mais gente assistindo que protestando. Uma platéia foi formada na Praça Dr. Paulo Paranhos. Mais gente assistindo que participando das caminhadas. Os policiais não agiram com truculência, mas como amigos. Segundo o Comandante do Batalhão, foi uma raridade coordenação dos manifestos mandar ofícios solicitando policiamento para garantir proteções contra bagunceiros e violências.Parabéns ao Comando de Polícia de Palmares pelo apoio ao Movimento.Parabéns aos manifestantes da Capital da Mata Sul Pernambucana, que entraram na História desses manifestos que estão ocorrendo pelo Brasil! Porém maioria dos palmarenses mostraram que preferem ser platéia que ser ator do espetáculo...


Na Praça Paulo Paranhos, em Palmares - PE tinha mais gente na platéia, assistindo aos manifestos que participando dos protestos. 27 de Junho de 2013. — emPraça Paulo Paranhos - Palmares - PE.















Outro manifesto que houve em Palmares neste dia 27 de junho de 2013 foi promovido pelo Movimento Popular das vítimas da Transnordestina. 
Nesse manifesto que tomou conta das ruas centrais da cidade desta tarde, não houve discriminação Partidária e permitiram bandeiras de Partidos. Total liberdade de expressão e pluripartidarimo! 
Parabéns manifestantes por suas propostas e pacifismo nas ruas.
O Vereador Toinho Enfermeiro acompanhou todo o trajeto do manifesto que iniciou no Pontilhão Ferroviário do Bairro Santo Antonio e foi até a Seccional Regional da Justiça Federal de Pernambuco, na Av. Estácio Coimbra, onde deixaram afixadas placas na parede do prédio da repartição pública citada. 
REivindicaram também sobre assentamentos prometidos pelo Governador, reforma agrária, mais agilizações por parte do Prefeito dos Palmares, PEC 300, paz...
















Geovani José Leão, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sempre ativo! Outro manifesto que houve em Palmares neste dia 27 de junho de 2013 foi promovido pelo Movimento Popular das vítimas da Transnordestina. Nesse manifesto que tomou conta das ruas centrais da cidade desta tarde, não houve discriminação Partidária e permitiram bandeiras de Partidos. Total liberdade de expressão e pluripartidarimo! Parabéns manifestantes por suas propostas e pacifismo nas ruas. O Vereador Toinho Enfermeiro acompanhou todo o trajeto do manifesto que iniciou no Pontilhão Ferroviário do Bairro Santo Antonio e foi até a Seccional Regional da Justiça Federal de Pernambuco, na Av. Estácio Coimbra, onde deixaram afixadas placas na parede do prédio da repartição pública citada. REivindicaram também sobre assentamentos prometidos pelo Governador, reforma agrária, mais agilizações por parte do Prefeito dos Palmares, PEC 300, paz...
Antonio de Castro é Sargento da Polícia Militar de Pernambuco, ator, poeta e músico. Ativista ambiental e social dirige o Centro Cultural Gregório Bezerra.











Analisando os Manifestos marcados em Palmares - PE para dia 27 de Junho/2013:
Palmares ocorreu manifesto dicotomizado! 
Uma bifurcação de manifestos ocorrerá quinta-feira, dia 27 de Junho/2013 em Palmares - PE: Dois manifestos marcados com concentrações em locais diferentes. 
Um deles, tem como mola propulsora o Movimento das Vítimas da Rede Ferroviária Transnordestina (pessoas que perderão seus imóveis por imposição da empresa federal e não terão direito a ressarcimentos, como panfletos distribuídos durante o dia de sábado passado demonstraram), cuja concentração foi na Rua Casimiro Monteiro, no popular Pontilhão Ferroviário, Bairro Santo Antonio.
O outro manifesto que não tem identificação de associação ou organização de base promovendo, teve encontro marcado na Praça Bispo Pereira Alves, defronte a TOK SHOW.
Interessante como alguns militantes que divulgam o manifesto que sairá do PONTILHÃO acusa de FASCISTAS os organizadores do outro manifesto, citando algumas lideranças políticas que o apoiam. E o outro manifesto que sairá do TOK SHOW se diz o legítimo, e que essa dicotomia foi gerada porque não admitiu bandeiras de Partidos socialistas no Protesto.
Há internautas reclamando sobre carros de sonorização que dizem estarem reservados para tais manifestos, temendo que sejam usados para alguém discursar e usar o movimento como trampolim politiqueiro... Outro questionamento foi a promessa de financiadores para fornecimentos de ônibus para transportes de manifestantes da Zona Rural e de outras cidades...
Um carro de sonorização circulou pela cidade, dizendo que a Mata Sul vai para as ruas e conclama ao povo levar cartazes e faixas com reivindicações. Tendo como fundo musical uma música de um comercial da Fiat (vem para as ruas que a rua é a maior aquibancada do Brasil)... Pelo jeito esse carro de sonorização não foi organizado pelos organizadores do manifesto que sairá do Pontilhão, visto que não usariam um tema de um comercial de uma multinacional...
Na realidade, em todos os lugares onde ocorrem essas manifestações existem pessoas ligadas a facções políticas diversas e poderios econômicos agindo.
Mas uma característica desses manifestos onde ocorreram, foi somente o povo nas ruas gritando palavras de ordens, frases contra a corrupção. A não ser em Manaus onde a Banda da Polícia Militar se uniu aos manifestantes e foi na frente puxando a caminhada pelas ruas da Capital amazonense...
Observamos que em Palmares - PE o surgimento de manifestos não veio da Classe Estudantil como em outras Cidades brasileiras. Nesta cidade, o Governo Municipal cede transportes para os estudantes ir às aulas de escolas e faculdades, sem pagamentos de tarifas, facilitando a quem reside na Zona Rural e na Zona urbana. E os transportes urbanos têm tarifas de R$1,50. Então as reivindicações centralizaram-se noutros aspectos: querem sim melhorar a QUALIDADE dos transportes, além das reivindicações nacionais, têm exigências locais como vimos em postagens realizadas pelos organizadores dos eventos aqui no Facebook:
1- melhorar atendimentos no HOspital REgional dos Palmares (que é mantido pelo Governo do Estado), além de acusações de hospitais sem médicos e postos de saúde que não funcionam;
2- acabar com o nepotismo político,
3- exigem prestações de contas das verbas usadas pelo Governo Municipal,
4- melhorias do serviço de abastecimento de água (usando frases como esta: FORA COMPESA, O SAAE É NOSSO)...
5- melhorias nos novos bairros construídos pelo Governo do Estado para as vítimas das enchentes;
6- Há acusações de quem a EDUCAÇÃO não funciona
7- Contra a monocultura e ações da transnordestina...
Numa cidade onde o Prefeito é pacífico e pacifista, cristão, atencioso, acolhedor às reivindicações populares, foi tudo pacífico. Ele não colocou aparelhos de repressão contra os manifestantes. E após ver e ouvir as reivindicações, receberá os manifestantes com total atenção.

Vamos observar e cada simpatizante dessas tendências que se manifestem.
No Brasil o povo está nas ruas e Palmares é Capital da Mata Sul Pernambucana que muito mudou, não é mais aquela Cidade que teve apelido de "Moscouzinho" desde 2004 quando pegou de vez a onda de "só ganha eleição é quem tem dinheiro"!...
ACORDA PALMARES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário