quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bebês nascem intoxicados por substâncias proibidas


"Pré-poluídos": Bebês nascem intoxicados por substâncias proibidas

 baby.jpg
Cerca de 137 substâncias tóxicas foram encontradas no sangue do cordão umbilical de recém-nascidos
Foto: andre_anna
Imagine você que, antes de nascer, os bebês podem apresentar em sua corrente sanguínea cerca de 137 substâncias tóxicas, tais como chumbo e pesticidas - algumas têm a comercialização proibida há anos. O alerta foi feito por um grupo de pesquisadores da Defesa do Meio Ambiente, do Canadá, que testou o sangue do cordão umbilical de três bebês recém-nascidos.
Segundo Maggie MacDonald, uma das participantes do estudo, o índice é preocupante, já que as substâncias encontradas nos bebês resistem ao tempo e se mantém no meio ambiente e no corpo humano por tempo indeterminado. Além disso, elas também são cancerígenas, podem causar problemas no desenvolvimento e na fertilidade do indivíduo.
As substâncias encontradas nos bebês resistem ao tempo e se mantém no meio ambiente e no corpo humano por tempo indeterminado 
O estudo, intitulado Pré-poluído: Um Relatório sobre substâncias tóxicas no sangue do cordão umbilical de recém-nascidos no Canadá, sugere que os bebês são expostos a essas substâncias ainda no útero da mãe devido ao consumo de alguns produtos e ao contato com o meio ambiente já contaminado. 
"Nós queremos dizer as mães que não é culpa delas o fato de que seus bebês estão sendo poluídos com esses produtos químicos tóxicos", afirmou Maggie ao CTV News Channel. Mas a pesquisadora salienta que os consumidores podem tomar atitudes mais saudáveis, sobretudo, quando o assunto for a aquisição de mercadorias de uso constante, como panelas antiaderentes, repelentes, e produtos de limpeza.
Agora, alguns pesquisadores que integraram o relatório e cientistas da Universidade de Montreal estão analisando as substâncias químicas presentes no sangue de duas mil mães e bebês canadenses, com o objetivo de avaliar as consequências das toxinas para o desenvolvimento infantil e o crescimento dos indivíduos. Os resultados desta pesquisa devem ser divulgados em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário